Atividades com materiais variados.



Atividades usando Jornal:

Arranca rabo 
Cada criança terá um “rabinho” (tira de jornal, pano, corda, meia ou camiseta).
Prende-se o rabinho  no short e diz-se às crianças para “tirar o rabinho do macaquinho e não deixar ninguém tirar o seu!”. Após tirar o rabinho, atirá-lo no chão o mais longe possível. O Seu dono o recolocará novamente e a brincadeira continua. Com crianças maiores pode-se  fazer em forma de competição: “quem caça o maior número de rabinhos?”.

Tapete mágico 
Em colunas de números iguais de participantes. Ao primeiro de cada equipe será dada duas metades de um jornal. Ao sinal, este deverá ir colocando jornal por jornal no chão para ir pisando (só vale pisar no jornal), seguindo o mais rápido que puder até uma marcação á frente de cada fila uns 15m com os jornais na mão, voltar correndo, entregá-los ao próximo e ir para o fim da fila. Aquele que recebeu os jornais, reinicia o jogo. Vence a equipe a qual o jogador iniciante retornar primeiro ao ponto de partida

Pisando no tapete    
Folhas de jornal distribuídas pelo chão (uma a menos que o número de participantes). As crianças deverão estar andando pelo espaço. Ao sinal, deverão correr e ficar em pé em cima de um dos jornais e aguardar de fora; a brincadeira recomeça até que sobre apenas um jornal e dois participantes. As crianças que foram sendo excluídas da brincadeira se agruparão e deverão pagar uma prenda: ex: juntas, cantar uma música.
   
Atividades usando Corda:

Colunas saltadoras   
Duas colunas de número iguais de participantes. O primeiro de cada coluna terá em mãos uma corda de mais ou menos 1m e meio de comprimento. A frente de cada coluna numa distância de  uns 15m  deverá haver um obstáculo.


Ao sinal, a criança que tem a corda em mãos deverá correr e contornar o obstáculo, voltar e entregar a outra extremidade da corda a primeira da fila; posicionando cada uma  em um dos lados da coluna com a corda estendida,  passá-las   por baixo das pernas de seus colegas de equipe que deverão saltar para que a corda não enrrosque. A criança que correu sozinha com a corda na mão ficará no final da fila enquanto a outra repete a seqüência até que a criança que deu início ao jogo retorne ao seu lugar.
       
Rabo do rei 
Uma corda de mais ou menos 2m colocada como um  “rabo” nas costas de um dos participantes (Rei). Este deverá correr arrastando a corda no chão; enquanto as outras crianças deverão persegui-lo tentando arrancar-lhe o rabo. Quem conseguir passa a ser o Rei.

Reloginho 
As crianças em círculo e o professor ao centro com uma corda na mão. Este, iniciará a brincadeira girando a corda de modo que  passe sob as pernas dos participantes. Na perna de quem a corda enrroscar, aguarda ao lado de fora, até sobrar um que será o vencedor.

Atividades usando Bastões 

Bastão ao centro  
Em circulo, cada participante de pé com um bastão  na mão apoiado no chão. Ao sinal, ele deixa o bastão (sem empurrar e de  modo que se equilibre sozinho por algum tempo), e pega o do próximo trocando de lugar com este. Aquele que não for rápido o bastante e deixar o bastão cair no chão sai da brincadeira. É uma ótima brincadeira para se trabalhar lateralidade.

Atividades usando Lençóis 

Vôlei no escuro 
Dois grupos um de cada lado da quadra. Uma bola (não precisa necessariamente ser de vôlei). Cobrir a rede com um lençol de modo que os participantes joguem sem enxegar de onde vem a bola.
 
Vôlei com toalhas 
 Dois grupos um de cada lado da quadra. Com a rede  na altura adequada a estatura das pessoas, começa o jogo de vôlei  sendo que cada equipe é formada por duplas que seguram uma toalha a qual recebe e lança a bola. Após três toques arremessar a bolar por cima da rede. Pode ser feito valendo a bola quicar uma vez no chão antes de recolhe-la com a toalha.

Coreografias com lençóis 
Em grupos de 4  pessoas, cada uma  segurando em uma das pontas do lençol,  fazer a ONDA e o  X.

Atividades com Arcos 
Objetivo: trabalhar com as habilidades de correr, rolar, empurrar, saltar, balançar, lançar, parar, rebater, transpor, agachar, flexionar, coordenação motora, agilidade, velocidade.

- rolar o arco com as 2 mãos, com a Direita, com a Esquerda
- idem o mais longe possível;
- rolar, correr ao lado dele, ultrapassá-lo, para deixar ele ultrapassar e assim por diante;
- balançá-lo com a mão direita, depois com a esquerda à frente do corpo, ao lado do corpo e em cima da cabeça;
- lançá-lo para cima com as 2 mãos, receber com as 2;
- idem com a mão D, idem com a E;
- girá-lo, cora com a mão D, ora com a E;
- arco no solo, saltá-lo dentro e fora, com as pernas unidas
- arcos espalhados pelo solo, correr saltando os arcos;
- idem, saltar dentro do arco, agachar, e passar o  arco pelo corpo. Deixando-o no lugar novamente, repetir isso com os outros arcos;
- arcos no solo, transpor os vários arcos, andando;
- em dupla, defrontando-se rolar o arco para o colega, ao mesmo tempo;
- idem, lançar para o colega;
- idem, um lança, o outro rola, ao mesmo tempo;
- idem, com um arco, um rola, o outro tem que rebatê-lo de volta, trocar. Vamos ver quantas vezes a gente consegue fazer, sem o arco cair?
- idem, com um arco os 2 segurando o arco na horizontal, deverão levantar-se e sentar-se sem largar do arco;

*Contestes:
- quem é capaz de rolar o arco em linha reta?
- quem consegue correr mais que o arco?
- quem consegue passar por dentro do arco quando ele estiver rolando? Idem sem tocá-lo.
- quem é capaz de, sentado dentro do arco, sem ajuda das mãos, tocar com as pontas dos pés fora e dentro do arco, estando as pernas unidas?

*Estafeta, passando dentro do arco.

*Coelhinho sai da toca.

*Cada aluno com o seu arco, girá-lo e enquanto isso, o professor vai pedir uma tarefa, por exemplo, buscar um objeto de determinada cor e voltar antes do arco cair. Ou ainda pode-se pedir que a criança corra para um ponto mais distante possível do arco, desde que consiga voltar antes que caia ao chão. Ou seja, durante todo o deslocamento da criança, o arco deve permanecer girando, sem cair. O sucesso nesta atividade dependerá da criança aprender a conhecer as características físicas do objeto que está utilizando.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !