Jogos calmos.



A minha direita está vaga para 
Alunos sentados em cadeiras, em círculo. Uma das cadeiras estará vaga. Cada aluno receberá um número. A brincadeira inicia-se quando o aluno que tem a cadeira vaga, falar: ”a minha direita está vaga para o número....”. o número chamado deverá ocupar o lugar vago rapidamente e assim por diante. Quem demoras para assumir o lugar vago ou chamar o próximo número pagará uma tarefa.

O que você faria se ... 
Distribui-se pedacinhos de papel em branco, pedindo para eles completar a seguinte pergunta: o que você faria  se ....? (imaginar uma situação  embaraçada, trágica ou cômica). Após completar a questão, dobrar e recolher os papéis, entregando os aos colegas. Responde a questão contida no papel, que lhe foi entregue.
Posteriormente, um aluno lerá alto a questão que esta no seu papel, e o outro lado  dará a resposta que tem, e vice-versa.
 
O presente 
Em um circulo o professor inicia a brincadeira falando no ouvido do aluno  (à direita), algo que gostaria de dar-lhe de presente; este aluno por sua vez, fala no ouvido do colega seguinte, outro objeto que lhe daria de presente e assim sucessivamente até que chegue no professor novamente. O prof. Agora fala no ouvido do aluno que está sentado a sua esquerda onde este deveria colocar o presente (lixo, bacia, etc) e assim sucessivamente. No final, o professor fala alto o que ganhou de presente e onde ele deveria colocá-lo. Todos os alunos fazem o mesmo.

Veja também: Jogos Ativos.



As 1000 utilidades do objeto  
Em círculo, usa-se um objeto qualquer. Ex: garrafa. Cada membro deverá dar, através de gestos, um significado, ou seja , uma utilidade, para o referido objeto.

Essa faca veio do Norte   
Os alunos passarão entre si um objeto simbolizando uma faca. O primeiro dirá: “Essa faca veio do norte!” (entregando a faca para o colega seguinte) este perguntará: “E tem ponta?”. O primeiro responderá: “Ponta tem”. E assim prossegue a brincadeira, sendo que cada aluno deverá usar uma voz diferente. Quando chegar no penúltimo, este entregará a faca.

O Louco e o Psiquiatra 
Os alunos sentados em circulo devem escolher alguém para sair da sala ( este será o Psiquiatra). No interior da sala, o grupo (“os loucos”) combinam qual será sua loucura que caberá ao Psiquiatra diagnosticar através de diferente perguntas que realizará aleatoriamente para o grupo. O professor  combina com o grupo que cada “louco” deverá responder a pergunta que  foi feita  anteriormente ao colega e nunca responder a sua própria pergunta. Cabe ao psiquiatra descobrir que essa é a loucura.
OBS: O primeiro a ser questionado, quando o psiquiatra for convidado a entrar na sala, deverá responder qualquer coisa (“abacaxi” por ex.)

Viajem à Lua 
Alunos em círculo. O professor inicia a brincadeira dizendo que ele vai pra lua e vai levar um objeto. Este objeto tem que iniciar com a mesma letra do seu nome. A seguir cada aluno. A seguir cada aluno  falará um objeto que gostaria de levar para a lua. O professor, que conhece o critério irá dizer  se o aluno poderá ou não levar o objeto escolhido. Os alunos tentarão adivinhar qual o critério.
Variação : executar um determinado movimento quando fala o nome do objeto, neste caso, pode-se levar qualquer objeto desde que reproduza o movimento.

Magia Negra 
Alunos em círculo. Um aluno é escolhido para sair  (ele deverá conhecer o segredo). Os outros, juntamente com o professor, escolherão um objeto que está visível. Quando o aluno retornar, o professor ira citando vários objetos perguntando se é, ou não, o escolhido. Este aluno responderá não até que o professor cite um objeto preto. O próximo objeto citado foi o escolhido por todos.

Choque Elétrico  
Alunos sentados em círculo, fazendo meditação. Um aluno é escolhido para sair.
Quando ele voltar deverá descobrir quem tem o poder de dar choque. Para isso irá colocar a mão sobre a cabeça dos outros que estão sentados. Ao tocar o terceiro colega, todos os outros gritarão juntos.

Senhor Presidente 
Alunos divididos em 10 grupos e sentados em circulo com suas mesas na frente.
Deverá estar anexado na frente de cada mesa um cartaz indicando qual o escalão que o grupo pertence.
PRESIDENTE, GENERAL, CORONEL, CAPITÃO, TENENTE, SARGENTO, CABO, SOLDADO, LIMPADOR DE LATRINA, AMEBA.  
O presidente se levanta e começa dizendo: - O Presidente passou em revista sua tropa e percebeu que o(s) soldado(s) não estava(m) presente(s). Nesse momento, os soldados se levantam e batem continência para o presidente dizendo: O(s) soldado(s) estava(m) presente(s), quem não estava(m) presente(s) era o general ...  O general por sua vez se levanta e fala a mesma frase, porém chamando um outro escalão e NÃO batendo continência porque está numa hierarquia superior aquela de quem o chamou.
Se algum general errar e bater continência deverá trocar de lugar (junto com todo seu escalão) com a AMEBA.  Nesse instante todos os escalões avançam um posto, ou seja, a ameba vai para o lugar do limpador de latrina, este vai para o posto do soldado e assim sucessivamente.

Fantasma  
Divide-se a turma em dois grupos, a metade fica dentro da sala e o restante fora.
É solicitado que um representante do grupo que está fora entre na sala todo enrolado em um lençol. Cabe ao grupo de dentro adivinhar qual o colega está enrolado no lençol.

Perguntas e respostas 
Divide-se a turma em dois grupos, afastados de modo que um grupo não escute o outro. O professor dá 2 minutos para que cada grupo escolha uma personalidade (pessoa famosa). Ao sinal de término do tempo o professor chama os dois grupos que se colocam de frente um para o outro e pede que o grupo A inicie fazendo perguntas diferentes para descobrir qual é a personalidade que o grupo B escolheu. O grupo B só poderá responder SIM e NÃO, enquanto isso o grupo A tenta adivinhar quem é a personalidade. O professor determina um tempo (3 min.) para as perguntas. Se o grupo A não acertar, o B marca ponto. Após concluído o tempo, o grupo B é que deverá fazer perguntas para o grupo A.
OBS: Sugere-se que somente um representante de cada grupo pergunte, bem como somente um do outro grupo também responda em nome do grupo, após consultá-lo.

Beijo no Neném 
Pega-se um boneco, ou algo que represente um neném e cada aluno vai passando-o para o colega e dizendo: Vou dar um beijo na perninha do neném (ou qualquer outra parte do corpo). O colega recebe o “neném” e diz alto outra parte do corpo que vai beijar e simula um beijinho. Depois que todos falaram  a parte do corpo do neném que beijariam, é solicitado que o façam no colega ao lado.

Jogo do PIM 
Para realizar este jogo é necessário que as crianças saibam a tabuada do 3.  Os alunos sentados em circulo começam a contar. O primeiro fala “1”, o segundo fala “2”, e o terceiro ao invés de falar ”3” fala “PIM”, o quarto aluno fala “4” e assim sucessivamente lembrando que cada vez que o número  for múltiplo de “3” ou acabar em “3” (13, 23, 33 ...) os alunos deverão falar PIM.
 
Pobre do meu gatinho 
Em círculo, um aluno no meio que será o gatinho. Este deverá ira à frente de um colega imitando um gatinho e miando. O colega deverá manter-se sério, passando a mão  na cabeça do gatinho e falando: “pobre do meu  gatinho”. Se acaso rir, deverá ocupar o lugar do gato.

Corrente elétrica 
Formam-se duas fileiras, de frente uma para outra de mãos dadas. O primeiro de cada fileira deverá ao ouvir o sinal, apertar a mão do colega, este rapidamente aperta a mão do seguinte, até que chegue o último. O último  ao sentir o aperto em sua mão deverá elevar o braço – antes da fileira oposta.
 
Gata cega procura par   
Divide-se a turma em dois grupos. O 1º grupo será de gata-cega (todos deverão estar com os olhos vedados). O 2º grupo serão  os pares da gata cega. Dado o sinal, cada gata cega deverá encontrar o seu par, que está parado próximo. Reconhecido o par através do tato, inverte-se os papéis.

General manda 
Alunos dispersos na quadra, sendo um o general. Quando o General Manda, isto é, der uma ordem, colocando na frente a frase : “O  General Manda....” os alunos deverão atendê-lo.  Se, no entanto o General der uma ordem sem falar antes as palavras “ O General Manda” os alunos não deverão obedecê-lo.  Se obedecerem serão punidos (com uns tapinhas).

Apito escondido 
Alunos em pé e em círculo. O professor estará ao centro com um apito pendurado nas costas. É escolhido um aluno para sair, os outros ficarão com as mãos escondendo a boca como se estivessem com o apito, nesse momento chama-se o aluno que saiu para que ele tente adivinhar quem está apitando. Enquanto isso o professor se movimenta no interior do círculo dando as costas para que os alunos apitem.
 
Meu Senhor te entrego essas flores  
Sentados em círculo. O professor com um objeto representando uma flor, inicia dizendo:  “Meu Senhor te entrego estas flores que este senhor mandou entregar para aquele senhor”. Se a pessoa que for receber as flores for mulher, será chamada de “senhor”, se for homem será chamado de “senhora”. Quando algum aluno se atrapalhar receberá um apelido ( por ex. nome de animal).

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !