O Primeiro Dia de Aula - Projeto Volta às Aulas.


O PRIMEIRO DIA DE AULA

Voltar às aulas é uma festa, sinônimo de incerteza em relação ao futuro e alegria por conhecer os colegas e rever velhos amigos. Um sentimento comum a estudantes e professores. Os alunos vão se tornar um grupo ao trabalharem juntos, vão desenvolver a confiança mútua e resolver os conflitos de forma construtiva. Por isso, o primeiro dia deve ser de alegria, de aconchego, de entrosamento, pois é o começo de um ano de acontecimentos novos na vida dos alunos.

Professor:


  • Dê boa vindas aos alunos com alegria e organização. Uma recepção bem planejada rende frutos o ano inteiro. 
Fim de férias, novos colegas, sala de aula diferente e professor desconhecido. Dá para imaginar as expectativas e inseguranças das crianças no primeiro dia de aula? Tanto para as que vão sentar-se nas carteiras pela primeira vez quanto para as "veteranas", o início das aulas significa, ao mesmo tempo, excitação e medo. Por isso, é estratégico para a escola conquistar seus alunos nesse dia




  • Uma recepção bem planejada, com atividades interativas que incluem professores, pais e funcionários, é o pontapé inicial para um ano letivo produtivo.
  • Convide seus alunos para um bate-papo e pergunte o que gostariam de aprender, o que esperam de você e, principalmente, peça a eles que dêem sugestões para o dia-a-dia. Mais do que ouvir, o professor também deve deixar claro o que espera dos alunos e quais são os seus planos para o ano letivo que está começando.
  • Os calouros precisam conhecer as instalações da escola. Organize uma mini-excursão pelos banheiros, cantina, administração, salas de aula e pátio. Mas, antes da chegada da turma, a escola deve estar limpa e consertada.
  • Por que não convidar os pais a passar algumas horas na escola? Uma boa opção é fazer uma palestra sobre a importância da participação deles na educação dos filhos e nas atividades da escola junto à comunidade.
  • Fora da classe, a melhor maneira das crianças se identificarem é com crachás. Prepare um, junto com eles, realçando seus nomes. Na sala de aula, estreite o contato entre eles promovendo jogos e atividade em grupo.
  • Substitua a aula tradicional por brincadeiras.
  • Aquecimento: o ideal é fazer essa atividade no pátio. Todos participam de um pega-pega.
  • Aeróbica com música: coloque músicas para os alunos e coordene com eles movimentos leves.
  • Gincana: programe com os alunos brincadeiras das quais todos participam juntos. Divida a turma em equipes e distribua as provas. Todas as provas deverão ser pontuadas. No final das atividades, vence a equipe que somar mais pontos.
  • Caça ao tesouro: divida a turma em equipes. A cada equipe distribua fichas diferentes contendo pistas do tesouro escondido. Ganha a equipe que chegar primeiro ao tesouro.
  • Dança da cadeira: distribua cadeiras em círculo, deixando uma cadeira a menos do que a quantidade de participantes. Coloca-se um fundo musical, quando parar a música, todos deverão sentar. O que ficar em pé está desclassificado. Vence quem permanecer sentado até o final da brincadeira.
  • Programe para o intervalo um lanche especial, com tudo o que eles mais gostam, da pipoca ao cachorro-quente. Não estenda muito as atividades, pois as crianças estarão cansadas. Mande-as mais cedo para casa.



#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !