Dia do Livro com Monteiro Lobato e o Sítio do PicaPau Amarelo.


Projeto: Feira Cultural:
Tema: Datas comemorativas.
Tema do 1 ano do Fundamental I: Dia do Livro.
Dia do Livro
Dedicatória
Agradeço a Deus pela oportunidade de ter conhecido pessoas que colaboraram na produção deste livro.
Aos meus pais que me deram a possibilidade de estudar neste maravilhoso colégio.

Veja também: Plaquinha em E.V.A. para o Dia do Livro Infantil.

Aos meus Professores que me ensinam com dedicação e prazer. A Coordenação e Direção que se empenham para um futuro melhor.
1º ano ______2010.


Dia do Livro
Dia do Livro - 18 de Abril
UM LIVRO
É UMA BELEZA
É CAIXA MÁGICA
SÓ DE SURPRESA.

UM LIVRO
PARECE MUDO,
MAS NELE A GENTE
DESCOBRE TUDO.
Dia do Livro 18 de abril
UM LIVRO
TEM ASAS
LONGAS E LEVES
QUE, DE REPENTE,
LEVAM A GENTE
LONGE, LONGE...

UM LIVRO
É PARQUE DE DIVERSÕES
CHEIO DE SONHOS COLORIDOS
CHEIO DE DOCES SORTIDOS
CHEIO DE LUZES E BALÕES.
Dia do Livro 18 de abril
Introdução
O dia18 de abril é a data de nascimento de um escritor brasileiro muito importante chamado Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato escreveu muitos livros para crianças. O mais conhecido é o “Sítio do Picapau Amarelo”.
Os livros são nossos amigos. Saber ler é um privilégio. Lendo, ficamos sabendo de muitas coisas e nos preparamos melhor para a vida.
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
A data do Dia Nacional do Livro Infantil foi instituída em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, o qual lutou muito para ampliar a leitura no Brasil.
Nasceu em 1882 numa vila de Taubaté, onde hoje é a cidade Monteiro Lobato e morreu em 1948.
Formou-se em direito na cidade de São Paulo e deu início a vários projetos, entre eles uma gráfica e diversos projetos editoriais, a maioria com foco na literatura infantil.
Monteiro Lobato foi um nacionalista que sempre sonhou com um Brasil alfabetizado e justo. É de Lobato a célebre frase “Um País se constrói com homens e livros”.
Monteiro Lobato
O Autor Infantil
Escreveu sua primeira história infantil “A menina do narizinho arrebitado”, o livrinho, lançado no Natal de 1920. Fez o maior sucesso! Dali nasceram outros episódios,tendo sempre como personagens:______________________________________.
Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. No Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática, aquela em que se aprende brincando.
Emília Sítio do Picapau Amarelo
Personagens do Sítio do Picapau Amarelo:
Emília
É uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula da fala inventada pelo doutor Caramujo. A partir daí, fala como uma matraca. Emília é muito independente, a tal ponto que ela mesma se auto define como: __________________________.
É também uma filosofa que acredita que: ______________________________.
Visconde Sítio do Picapau Amarelo
Visconde de Sabugosa
Um boneco feito de: ____________________________.
Um verdadeiro sábio do sítio que de tanto estudar, um dia, quase morreu empanturrado de álgebra. Seu passatempo é ensinar geografia e geologia para a turminha do sítio.
Tia Anastácia Sítio do Picapau Amarelo
Tia Anastácia
Símbolo idealizado da raça negra, afetuosa e humilde. Tia Nastácia é respeitada e querida por todos.
Trabalha no sítio de Dona Benta e ajuda a criar Pedrinho e Narizinho. Foi criadora da tagarela boneca Emília. É uma excelente contadora de “causos”, além de ser uma quituteira de mão cheia, que faz: _____________.
Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo
Dona Benta
Dona Benta Encerrabodes de Oliveira. Essa senhora de 60 anos é dona do sítio do Picapau Amarelo, um lugar muito bonito com uma casa grande muito antiga. ________________________________.
Narizinho Sítio do Picapau Amarelo
Narizinho
Lúcia, a menina do Narizinho arrebitado, mora com D. Benta. É descrita como uma menina inteligente e meiga. ___________________________.
Pedrinho Sítio do Picapau Amarelo
Pedrinho
É o neto querido de Dona Benta e o primo de Narizinho. Ele tem 10 anos, mora e estuda na cidade e o que mais gosta no mundo é passar as férias no sítio da vovó.
Adora também café com bolinho de frigideira preparados pela Tia Nastácia. É um menino de grande coragem. Não tem mesmo medo de nada.
Pedrinho foi o único que: __________________________.
Rabicó Sítio do Picapau Amarelo
Rabicó
Esse porquinho salvou-se de ir para o forno porque Narizinho brincava com ele desde pequenino. Foi batizado de Rabicó porque só possuía um toquinho de cauda. Só pensa em comer. ___________________________.
Cuca Sítio do Picapau Amarelo
Cuca
É uma horrenda bruxa que mora numa caverna escura. Tem cara de jacaré e garras nos dedos como os gaviões. Velha como o tempo, dorme uma noite a cada sete anos. Quando fica brava, dá para ouvir o seu urro de raiva a 10 léguas de distância. Um dia...____________________________.
Saci Sítio do Picapau Amarelo
Saci
Saci é um negrinho de uma perna só, muito peralta que apronta todas as travessuras possíveis no sítio, desde assustar animais no pasto, até assombrar Tia Nastácia.
Com o passar do tempo Pedrinho ficou amigo do Saci, que lhe ensina muitos segredos da floresta. _________________________________.
Quindim Sítio do Picapau Amarelo
Quindim
É um rinoceronte enorme que fugiu de um circo de cavalinhos no Rio de Janeiro e foi parar nas matas do Sítio de dona Benta. No começo, só a Emília sabia onde ele estava. Antes de entrar para a turma do Pedrinho deu muito trabalho, assustando muita gente... _____________________________________.
O Conselheiro Sítio do Picapau Amarelo
O Conselheiro
O Conselheiro é um burro falante, educado e culto, trazido do 'país das fábulas' pelas crianças do Sítio. Seu nome foi dado por Emília e ele é muito querido por todos do Sítio. _________________________________.
Tio Barnabé Sítio do Picapau Amarelo
Tio Barnabé
Tio Barnabé é um caboclo da roça que mora em uma das propriedades do sítio e ajuda Dona Benta cuidando das mais variadas tarefas. Ele tem uma grande afeição por Pedrinho, adora um cachimbo e é um sábio no que diz respeito aos segredos da floresta, do folclore e as superstições, tanto que foi ele quem... ________________________.
Dia do Livro Monteiro Lobato
Conclusão
Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico, por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.
O livro é um alicerce importantíssimo à formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
O livro constitui em um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes e a imaginação humana.

Fonte: slideshare luciana_raspa

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !