Top Ad unit 728 × 90

Planejamento: Brincadeiras para a páscoa.

Brincadeiras de páscoa
Planejamento 29/03 a 31/03

SEGUNDA 
• Arrumar o ambiente com pistas relacionadas ao tema (pegadas do coelho, coelhos feitos de caixa de papelão, cenouras etc.)
• Ao chegar na sala fazer indagações sobre o que eles viram, o que acham que vai acontecer etc.
• Iniciar o dia com a história “O coelhinho que não era da Páscoa”, antes de contar a história explorar o título fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao animal e a páscoa. Ao termino da história fazer indagações sobre a mesma e esclarecer que coelho não bota ovo.
• Solicitar que os alunos recontem e ilustrem a história
• Pedir aos alunos para trazerem na terça feira um ovo cozido
brincadeiras de páscoa na escola
TERÇA 
• Expor para os alunos algumas imagens relacionadas a Páscoa e a história do dia anterior solicitando aos mesmo para criarem uma história.
• Pintar o ovo cozido e enfeitar
• Um funcionário vai até a sala entregar uma carta do coelho, a carta deverá ser lida pela pró com entusiasmo conforme ela for lendo os alunos serão informados que haverá uma caça ao tesouro e no decorrer da carta surgirão as pistas que deverão ser executadas.

+ Ideias para a Páscoa:

QUARTA 
• Festa da Amizade: fazer a abertura da festa com uma dramatização “O coelhinho que não sabia ler ou “O coelhinho que não gostava de comer”
• Organizar brincadeiras, músicas e finalizar com a troca dos cartões e o bolo

Amargosa, 30 de março
Olá crianças!

Estou muito feliz, pois fiquei sabendo que ontem vocês falaram muito sobre mim. Ouviram histórias, conheceram meu priminho, cantaram música e tudo. Por esse motivo eu trouxe um tesouro muito legal! Quem quer esse tesouro????

Como eu sei que vocês são crianças espertas eu vou deixar algumas pistas que vocês devem seguir para encontrar o tesouro, garanto que vocês vão gostar.

Para começar vou pedir a vocês para olharem embaixo da mesa da professora um papel pegue e peça para a pró ler.

1° Vá até a porta da sala e siga as patinhas vermelhas. Onde elas pararem você irá encontrar uma nova pista, peça para a profe ler.
2° Vá até a secretaria e pegue em cima da mesa outra pista.
3° Perto do mural está a 3ª pista
4° Vá até o refeitório e terás uma surpresa
No refeitório estará o prêmio escrito: ABRA E DIVIDA!

Brincadeiras da Páscoa. 

Corrida de Nariz
Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Coloca-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.

Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

Caça aos Ovos
Preparação: Pinta-se 15 ovos comuns de várias cores, apenas de um lado (com guache será mais apropriado pois ficará mais vivo). E esconde-se em diversos lugares com a face pintada virada para baixo.

Desenrolar: As crianças terão quinze minutos para procurar os ovos sem tirá-los do lugar. Nesta fase trabalharão individualmente. Após isso, dá-se papel e caneta e forma-se equipes de quatro a cinco alunos. Os grupos terão quinze minutos para enumerar onde estava cada ovo e de que cor ele era. Terminada isso o orientador caminhará com as crianças com estas indicando onde cada um dos ovos se encontra, em cada caso se observará de que cor é o ovo e a equipe que acertou a localização e a cor ganhará um ponto. Vence a quem fizer mais pontos.

Os ovos do Vizinho
Preparação: Divide-se as crianças em dois time. Delimita-se o campo e traça-se uma linha ao meio. Cada equipe ocupará um dos lados. No centro de cada campo desenha-se um círculo de cerca de 1 m de diâmetro e dentro coloca-se quatro ovos para cada time (4 ovos é uma boa medida para 10 a 12 jogadores, existindo mais eles deverão se proporcionalmente aumentados).

Desenrolar: As crianças deverão ir até o campo do adversário e lá pegar os ovos para colocá-los no círculo do seu campo. Os ovos deverão ser transportados um de cada vez. Quando um dos jogadores que estiver transportando um ovo for tocado por um adversário ele deverá ficar parado no local até que seja "libertado" pelo toque de um companheiro de seu time.
Quando um jogador estiver dentro do círculo seja de que campo for ele não poderá ser tocado.
Vence quem conseguir transportar os seus ovos primeiro.
brincadeiras de páscoa na escola
Hop... Hop... COELHINHO
Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.

Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado peloseu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop" . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...

ONDE ESTÁ O COELHINHO
Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia quando as crianças chegam separadamente.Coloca-se um coelhinho bem pequeno em um lugar discreto, mas visível.

Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho.
Cada uma deverá sair na busca mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.

Onde estão os Ovinhos
Preparação: Forme duas equipes com sua turma de alunos. Uma azul e outra vermelha.
Esparrame por sua sala de aulas diversos ovinhos pequenos em lugares pouco visível

Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se que procurem o ovinhos.
Cada uma deverá sair na busca e cada ovinho encontrado é ponto para sua equipe. Ganha a equipe que conseguir mais ovinhos.

A Careta da Cenoura
Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá coloca-la no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.

Desenrolar: Ao sinal de início do jogo, cada jogador, sem usar as mãos tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto.
brincadeiras de páscoa na escola
Planejamento: Brincadeiras para a páscoa. Reviewed by Elaine Cristine on 15:55 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Aprender e Brincar © 2014 - 2015
Powered by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.