Top Ad unit 728 × 90

Alice no País do Aprendizado - Texto e Atividade.

ALICE NO PAÍS DO APRENDIZADO

(...) Lá estava Alice no meio de uma floresta escura, sem saber que direção seguir, que direção poderia levá-la à escola do coelho branco.
No tronco de uma árvore enorme, várias setas penduradas indicavam para todas as direções. De repente percebeu que, num dos galhos de árvore, estava deitado um gato sorridente. Seus dentes eram enormes e suas garras muito afiadas. Alice achou por bem tratá-lo com respeito.
-Seu gato, poderia me apontar o caminho da saída?
-Depende. Para onde você quer ir?
-Pode ser qualquer lugar. Estou procurando a escola do coelho branco.
Ele, indignado, responde que, se ela pensa assim, então não tem nenhuma importância o caminho a escolher.
Ela tenta disfarçar, dizendo que precisa chegar à escola.
Ele pára e, ponderadamente, responde:
-Eu sei que você quer chegar a algum lugar, preferencialmente à escola, mas, para isso acontecer, não basta caminhar bastante e seguir a estrada, não é andar o mais que se possa. É caminhar sabendo exatamente aonde se quer chegar, o que se vai fazer e o que se pretende no final da caminhada.
-Eu quero ir à escola - respondeu Alice.
-Mas você disse primeiro: "qualquer lugar" - retrucou o gato.
-Minha mãe não me explicou o que eu devo fazer na escola e por que estou indo lá - respondeu Alice, confusa.
-A escola é o espaço do conhecimento, do aprendizado, da sabedoria. Você deve ir lá sabendo exatamente o que vai fazer: aprender. Conhecer toda a experiência humana acumulada para ter condições de melhorar sua vida e a vida deste planeta.


 -Nossa! Eu não sabia que posso mudar a vida deste planeta para melhor! - respondeu Alice.
-É, Alice, o terceiro milênio está aí. A vida do planeta está nas mãos de todos nós. Se o conhecimento que você adquirir na escola não servir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para a preservação do planeta, para a melhoria da integridade, da moral e da ética, então, para que a escola? Você deve ir lá sabendo o que vai fazer: aprender para crescer e crescer bem.
Alice afastou-se dali, pensando: "Preciso encontrar logo o caminho da escola para aprender o que preciso, preciso tratar bem minha professora, meus colegas e fazer os deveres de casa. Imagine... eu, Alice, poder mudar o mundo!"
-Nossa, que sonho estranho, mas muito curioso! Um verdadeiro sonho no país do aprendizado! - exclamou Alice, que, de repente, abriu os olhos e viu que estava em seu quarto. Levantou-se e foi caminhando pensativa, relembrando a conversa que teve com o gato no sonho. Rapidamente, foi fazer as lições de casa.

Tânia dias Queiroz

Como Alice, escreva, no balão, três coisas que você, com a ajuda da escola, pode fazer para melhorar o mundo.
Alice no País do Aprendizado - Texto e Atividade. Reviewed by Fernanda on 14:38 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Aprender e Brincar © 2014 - 2015
Powered by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.