Projeto Monteiro Lobato Contos e Lendas.


Projeto Monteiro Lobato
Contos e Lendas: Ampliando o conhecimento
Projeto Monteiro Lobato
Escola Municipal “Bom Pastor.
Ensino Fundamental

Veja também: TEMA: No mundo da fantasia.

Professora: Silmara Robles Escorsin
Quatiguá/Pr , maio de 2011


Projeto Monteiro Lobato
“O certo em literatura é escrever com o mínimo possível de literatura. (...) a mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me.”( Monteiro Lobato )
Literatura
PROJETO MONTEIRO LOBATO
TÍTULO: Contos e lendas: ampliando o conhecimento
PÚBLICO ALVO: Alunos do 4º Ano “C”
DURAÇÃO: Um Bimestre
Projeto Monteiro Lobato
Justificativa
Contos e lendas
Entre os vários povos da terra, um traço comum é o gosto pelas histórias.
Parece que todos gostam de inventar, modificar, contar e ouvir histórias. Nesse contexto, a Escola Villa Lobos se propõem a ampliar as oportunidades culturais da sua comunidade escolar através do acesso às obras literárias de qualidade. Com a proposta de trabalhar para a formação de sujeitos críticos, inventivos e comprometidos socialmente, precisamos superar o modelo de escola que vive de atividades caracterizadas por repetições e padronizações rígidas, desenvolvendo nas crianças a curiosidade, a solidariedade e a afetividade.
Contos e lendas
Desse modo, a convivência e o trabalho com a diversidade, com textos para leitura de múltiplas origens e com outras formas de expressão, além da linguagem verbal, podem contribuir muito. O projeto Monteiro Lobato é uma oportunidade para possibilitar uma visão mais abrangente do mundo em que vivem, para constituir alunos que experimentam as infinitas capacidades de criar, imaginar e transformar a realidade em que estão inseridos, vivendo situações em que assumam o papel de leitores.
Projeto Monteiro Lobato
Objetivos
Projeto Monteiro Lobato
- Oportunizar momentos de estímulo à leitura a partir do trabalho com lendas e contos;
- Promover atividades voltadas à narração de histórias, leitura e escrita em sala de aula, através de situações lúdicas e integradas à comunidade escolar;
- Instigar a curiosidade dos alunos e abrir espaço permanente para suas colocações.
- Proporcionar a integração entre os alunos na busca e na socialização dos conhecimentos.
Projeto Monteiro Lobato
- Estimular o interesse pela pesquisa;
- "Viajar" com a turma do Sítio do Pica- Pau Amarelo, em busca de novos conhecimentos;
- Levar a Literatura de Monteiro Lobato ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa.
Projeto Monteiro Lobato
Metodologia
Projeto Monteiro Lobato
Levando em consideração as caminhadas metodológicas já vivenciadas pela turma e tendo em mente a concepção de homem que almejamos – livre e responsável, participativo e solidário, consciente de que é agente de transformação de sua realidade na busca de soluções alternativas para uma sociedade democrática e justa – é necessário que se analise e se conheça a realidade para transformá-la, através da coerência entre a prática e a teoria. Implica colocar, na prática de conhecer a realidade, uma teoria de produção de conhecimento enquanto processo social, coletivo e participativo. O ponto de partida do processo de construção do conhecimento é a prática social concreta e a realidade em que ela acontece. A partir da análise dessa prática e da realidade são construídos níveis de compreensão e abstração sobre elas, buscando exercê-las de maneira diferente. Portanto, é importante trabalhar com desafios, propor tarefas que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida,completá-los. Isso pressupõe uma pedagogia ativa, cooperativa e aberta.
Projeto Monteiro Lobato
Iniciei o projeto propondo uma discussão oral sobre as questões, despertando o interesse dos alunos para o projeto. Pesquisamos sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato, buscamos a biografia completa do autor através da leitura Minhas memórias de Lobato, autora Luciana Sandroni, Editora Companhia das Letrinhas. Cada aluno, pesquisou uma obra de Monteiro Lobato e fez um resumo. Juntos confeccionamos um livro, onde cada aluno era responsável por sua própria página. Então cada página tinha um resumo de obra do autor e a ilustração feita pelo próprio aluno.
Projeto Monteiro Lobato
Culminância
Projeto Monteiro Lobato
Apresentação do “ Livro Coletivo” na Feira do Livro da Escola Municipal “Bom Pastor” Ensino Fundamental
Projeto Monteiro Lobato
Alunos mostrando o Livro Coletivo.
Projeto Monteiro Lobato
Livro Coletivo: Vida e obra de Monteiro Lobato.
Projeto Monteiro Lobato
Projeto Monteiro Lobato
Apresentação.
Projeto Monteiro Lobato
Referências Bibliográficas
Projeto Monteiro Lobato
- BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1ª a 4ª séries: Língua
Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

- BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Ensino Fundamental. ProLetramento: Programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental – Alfabetização e Linguagem. Brasília: MEC/SEF, 2007.

- SALTO PARA O FUTURO. Viva leitura: iniciativas formais e informais. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/154126Vivaleitura.pdf. Acesso em: julho/2009.
Projeto Monteiro Lobato
- SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

- SANDRONI ,  Luciana. Minhas Memórias de Lobato. Editora Companhia das Letrinhas.

- https://www.youtube.com/watch?v=DLaP5boiYyw
Projeto Monteiro Lobato
Acesse: silescorsin.blogspot.com

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !