Seres Vivos e Cadeia Alimentar.


cadeia alimentar
Cadeia alimentar seres vivos

NOME:___________________________
Ciências – 4º ano/A– Data: ____/_____/_____

Seres Vivos

Todos os seres vivos apresentam um ciclo de vida: eles nascem, crescem, podem se reproduzir, envelhecer e morrer.
Os seres vivos tem o corpo humano formado por estruturas chamadas células.


Plantas: Uma característica das plantas é a capacidade de produzir o próprio alimento por meio da fotossíntese. Elas podem viver fixas ao solo, sobre outras plantas ou flutuando na água.

Animais: Os animais se alimentam de outros seres vivos, pois não capazes de produzir seu próprio alimento. Eles podem ser encontrados em ambientes aquáticos e terrestres.

Algas: São encontradas no mar, em ambientes de água doce e em locais úmidos. As algas são capazes de produzir seu próprio alimento.

Fungos: cogumelos, bolores orelhas-de-pau, são exemplos de fungos. Os fungos não realizam fotossíntese. Eles se alimentam de animais e plantas mortas ou ainda vivas.

Bactérias: As bactérias são seres muito pequenos para serem vistos a olho nu. Elas vivem nos mais variados ambientes e estão por toda parte: no ar, na água, no solo e dentro dos seres vivos.

ECOSSISTEMA

Ecossistema é o conjunto de seres vivos e o meio ambiente (água, solo e ar) que encontramos em uma determinada região.
Esse conjunto, seres vivos e meio ambientes, age conforme o ambiente em que estão. Por exemplo: em regiões frias os animais têm que se adaptar a ao frio, então eles têm pelos grossos, mais gordura e geralmente são grandes. Exemplo: o urso.
A base do ecossistema são seus seres produtores. Geralmente são as plantas.

As plantas fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese. Observe os desenhos abaixo:
CADEIA ALIMENTAR SERES VIVOS

CADEIA ALIMENTAR SERES VIVOS
O que os seres vivos retiram do ambiente eles devolvem. Tem sido assim desde do início da existência da vida da terra, até os dias de hoje. Trata-se de um ciclo eterno.

A este ciclo damos o nome de CADEIA ALIMENTAR.

Na cadeia Alimentar, a energia vai sendo transferida de um ser vivo a outro. Para representar uma cadeira alimentar usamos setas.

Os componentes da cadeia alimentar são os seres:

Produtores - são todos os seres que fabricam o seu próprio alimento, através da fotossíntese, sendo neste caso as plantas, sejam elas terrestres ou aquáticas.

Animais - os animais obtém sua energia e alimentos comendo plantas ou outros animais, pois não realizam fotossíntese, sendo, portanto incapazes de fabricarem seu próprio alimento.

Decompositores - apesar da sua importância, os decompositores nem sempre são muito fáceis de serem observados em um ecossistema, pois sendo a maioria formada por seres microscópicos, a constatação da sua presença não é uma tarefa tão fácil. As bactérias e os fungos são seres decompositores.
PIRAMIDE CADEIA ALIMENTAR
PIRÂMIDE  CADEIA ALIMENTAR

HERBÍVOROS  são os consumidores primários. Eles se alimentam de plantas.
CARNÍVOROS  são os consumidores secundários. Eles se alimentam de carne.
ONÍVOROS  Espécie animal que se alimenta tanto de outros animais quanto de vegetais. O ser humano, o urso, o rato comum, o gambá, entre muitos outros, são exemplos de animais onívoros.

Há ainda os consumidores terciários que se alimentam de consumidores secundários.
Exemplo: Lavoura  Grilo  Frango  Homem.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !