Temas Transversais - 1001 Maneiras de Alfabetizar.


* Temas Transversais:

Atividades do Livro 1001 Maneiras de Alfabetizar.

Reciclagem, internet, meios de comunicação, família, paz, dengue, desmatamento, natureza, diversidade cultural.

* Reciclagem do Lixo:
A reciclagem do lixo é fundamental para a conservação do planeta. Devemos reaproveitar ao máximo os materiais utilizados e encaminhá-los para os postos de coleta. Os materiais que podem ser reciclados devem ser separados nas seguintes categoriais: papel, plástico, metais, vidros,  pilhas e baterias.

* Internet:
A internet é a rede mundial de computadores e hoje já é parte integrante do cotidiano das crianças. Para que ela seja um instrumento de aprendizado, é necessário estabelecer limites de uso e seguir orientações dos Pais e Professores.
* Família:
A família é o primeiro grupo social a qual pertencemos, ela é de fundamental importância em nossa vida. É nela que recebemos grande parte de nossos ensinamentos.  Hoje existem diversos tipos de famílias, mas o importante é que tenha amor em todas elas.
* Paz - 1 de Janeiro, Dia Mundial da Paz:

Uma das melhores maneiras de evitar a guerra e promover a paz é ser solidário e respeitar as diferenças. Paz se faz com educação! Diga não às guerras.
* Combate à dengue:
A dengue é uma das principais doenças transmitidas por mosquito no mundo. Seu mosquito transmissor é o Aedes Aegypti.
* Desmatamento:
O desmatamento causa sérios problemas na natureza como: destruição da vegetação, morte de animais, erosão. Além disso, essas práticas contribuem para o efeito estufa. A preservação das florestas é muito importante, pois elas são o futuro de nosso planeta. Cada um tem que fazer a sua parte. Que tal plantarmos uma árvore?
* Natureza:
No dia 05 de Junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A natureza pede socorro, é necessário ter consciência ambiental, ou seja, ajudarmos na conservação da natureza para evitarmos o colapso em nosso planeta. Um estudo da ONU revela que 60% de todo os ecossistemas do planeta estão degradados. Seja um defensor da natureza!
* Diversidade Cultural:
Somos pessoas diferentes umas das outras, basta darmos uma olhadinha a nossa volta para percebermos isso. Existem pessoas altas, baixas, loiras, morenas, ruivas, jovens, idosas, mas isso não significa que alguém é melhor ou pior do que o outro. Temos que aprender a respeitar as diversidades culturais e ajudarmos a construir um mundo melhor.
* Aquecimento Global:
O planeta Terra está esquentando por culpa do homem que não cuida da Natureza. Um dos principais responsáveis por esse aquecimento é a emissão de gases poluentes que provocam o efeito estufa.
* Estações do Ano:

* 03 de dezembro - Dia internacional dos portadores de deficiência:
Os portadores de deficiência, os idosos, os pobres, os negros, os povos de outras etnias, sofrem discriminação. O primeiro passo para mudarmos esse quadro é respeitarmos as diferenças de cada um, sendo solidários, ajudando, assim, a promover a tão sonhada inclusão social.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !