Artes Cênicas: Objetivo e Atividades.


A Importância da Educação Artística.
Objetivo:
- Favorecer a utilização de recursos expressivos para o aluno processar a comunicação no seu grupo social e conhecer a si mesmo.

Artes Cênicas.
Atividades:

1 - Brincando de "faz-de-conta": as crianças vão brincar à vontade, incorporando personagens, falando livremente, podendo ou não usar trajes e cenários (estes confeccionados por elas próprias).

"Faz-de-conta" que você é ...
"Faz-de-conta" que eu sou...



2 - Organizar o espaço para elaboração de: teatro de fantoches, teatro de mãos, teatro de sombras.

3 - Vivenciar, de formas variadas, todos os sentidos, para aguçar a percepção sensorial e liberar a imaginação.

4 - Perceber e sentir o corpo e suas partes, identificando os seus limites e possibilidades, visando à conscientização e à expansão corporal.

5 - Transferir para o espaço cênico os elementos expressivos encontrados nos estímulos sonoros das composições musicais de autores nacionais e internacionais, inserindo-os nas dramatizações de contos de fadas e da literatura infantil.

6 - Dramatizar histórias criadas pelo grupo, vivenciando personagens reais e imaginários, para favorecer a socialização do grupo e a construção de suas personalidades.

7 - Construir personagens baseados no universo cultural do aluno.

8 - Desenvolver a auto-estima do aluno, contextualizando suas ideias e ações, para reforçar a identidade individual e social, através de: teatro de fantoches, de mãos e de sombras, histórias escritas ou orais.

9 - Dramatizar contos de fada, vivenciando cenicamente todos os conflitos e desafios do herói com que se identifique, para estimular a criança e enfrentar seus próprios desafios e dificuldades.

10 - Dramatizar histórias da literatura infantil, identificando-se com os protagonistas, em seus conflitos e múltiplas vivências, para maior permeabilidade de viver situações ou imaginá-las.

11 - Dramatizar histórias da literatura brasileira (contos, lendas) relativas a diferentes fontes culturais: branca, negra, indígena, trabalhando personagens do nosso folclore: Saci Pererê, Curupira, Mula-sem-cabeça, etc.

12 - Trabalhar em sala de aula palavras e textos envolvendo os personagens, recriar outros textos coletivamente, criar personagens imaginários e confeccionar roupas dos personagens.

13 - Montar e encenar peças teatrais, para integrar a construção artística ao trabalho pedagógico.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !