Atividades para bebês de até 3 anos.


RASGUE E COLE

Idade: De 7 meses a 3 anos.
Tempo: De 10 a 20 minutos.
Espaço: Sala de atividades.
Material: Papel Kraft grande, cola de farinha, revistas e papéis variados (forminha de brigadeiro, embalagem de bala de coco, figurinhas etc.).
Objetivo: Perceber diferentes formas, cores e estruturas tridimensionais.

Desenvolvimento: Faça a cola: misture em uma panela 1 litro de água, 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de vinagre. Mexa até engrossar e deixe esfriar. Dê às crianças diversas revistas para recortarem sem tesoura. Coloque sobre a mesa uma folha de papel Kraft já pincelada com cola de farinha em toda a área. Deixe à disposição das crianças os vários tipos de papel e recortes de revistas para que elas colem no papel Kraft. Valem sobrepor imagens. Ao final, pode-se fazer um painel coletivo e expor o trabalho.

CADÊ MINHA FOTO

Idade: A partir de 1 ano e meio.
Tempo: Uma hora.Espaço: Todos os espaços da escola e o tanque de areia.
Material: Fotos das crianças, cola e plástico adesivo.
Objetivos: Reconhecer a própria imagem e a dos colegas; desenvolver a percepção visual.


Desenvolvimento: Encape as fotos com o plástico adesivo para que não estraguem. Elas devem ser as que estavam no trenzinho, descrito na atividade Todo Mundo na Janelinha. Esconda-as no tanque de areia. Quando as crianças entrarem na sala, comente: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar? Devem estar em algum lugar na escola...” Indique alguns espaços para elas procurarem as imagens,deixando o tanque de areia por último. Se a foto encontrada não for à da própria criança, peça que ela a entregue ao dono. Quando todos estiverem com as próprias fotos, podem voltar para a sala e colá-las novamente no painel.

CORRIDA DE OBSTÁCULOS

Idade: Até 3 anos.
Tempo: De 10 a 20 minutos.
Espaço: Sala de atividades ou pátio.
Material: Colchonetes, tatames ou tapetes de EVA e obstáculos, como bancos, cordas, túneis, rampas etc.
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.

Desenvolvimento: Organize a sala forrando o chão com os colchonetes. Espalhe pelo ambiente alguns obstáculos.
Proponha às crianças diferentes movimentos: ajude-as a rolar com braços e pernas esticados, para frente e para trás; sugira que engatinhem por baixo da mesa ou de uma corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em uma rampa, em diferentes direções e em ziguezague; dê uma força também para elas andarem de frente e de costas em cima de um banco ou sobre materiais diversos, devagar e rápido, com passos de formiguinha e de gigante; incentive-as a trabalhar o impulso com pulos, saltos para frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.

ARTE COM MINGAU

Idade: De 8 meses a 1 ano e meio.
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de atividades ou pátio.
Material: Maisena, corante alimentar e água.
Objetivo: Interagir com o espaço.

Desenvolvimento: Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada.Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira.
Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.

PINTAR E DESPINTAR

Idade: De 1 a 2 anos.
Tempo: De 10 a 15 minutos.
Espaço: Sala de atividades.
Material: Um vidro grosso (janela, porta de vidro ou outra superfície transparente, desde que bem fixa, para garantir segurança), tinta guache, rolinho, pincel, esponja ou as mãos.
Objetivos: Explorar e reconhecer o corpo como produtor de marcas; perceber e reconhecer as características do vidro (transparência, dureza e frieza); e observar e perceber as transformações, movimentos, formas e cores por meio da luz que atravessa o vidro.

Desenvolvimento: Antes de começar a pintura, estimule as crianças a observar a superfície e suas características(lisa, fria, transparente...). Brinque de fazer caretas do outro lado do vidro, de pôr a mão atrás dele para a criança tentar pegar e de amassar o rosto contra ele. Depois, as crianças podem espalhar a tinta e observar que onde está pintado não há mais transparência. Proponha que elas pintem com o dedo e observem que a transparência volta por onde o dedo passa. Forme uma roda de conversa para retomar as experiências vividas no processo.

MARCA REGISTRADA

Idade: De 1 a 2 anos.
Tempo: De 5 a 10 minutos.
Espaço: Sala de atividades.
Material: Cartolina ou outro tipo de papel e sagu no sabor morango ou uva.
Objetivos: Explorar os materiais (sagu e papel); perceber a marca pessoal; construir a auto-imagem; ordenar formas; e relacionar sensações corporais e registro gráfico.

Desenvolvimento: Pinte com o sagu a palma das mãos das crianças para que elas a imprimam sobre o papel. Você pode pintar a sua e fazer a demonstração. Não faça o trabalho por elas. Dê liberdade de movimentos aos pequenos, mesmo que não façam carimbos, mas pinturas livres. Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés, que pode ser feita com as crianças que já andam. Elas podem imprimir os pés enquanto caminham sobre um papel comprido. Chame a atenção para o fato de as marcas ficarem bem visíveis no início e irem desaparecendo à medida que a tinta é gasta.

RODA DE HISTÓRIAS

Idade: 18 meses.
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de atividades.
Objetivos: Propiciar ao bebê o desenvolvimento da coordenação motora e sonora, enriquecer o aprendizado deforma significativa e facilitar o processo de alfabetização.
Material: Fantoches de animais diferentes.

Desenvolvimento: Todos sentados nas almofadas formando um círculo. O professor conta a história imitando sons e os alunos participam sendo personagem de fantoches.

CASINHA DE CELOFANE

Idade: 4 meses
Tempo: De 15 a 30 minutos.
Espaço: Sala de atividades.
Objetivos: Proporcionar ao bebê diferentes percepções de cores, estimulando sua visão.
Material: Barraca infantil e papeis de celofane colorido.

Desenvolvimento: Pendurar os papéis de celofane dentro da barraca, deitar o bebê e deixar que ele observe.

CHOCALHO

Idade: de 0 a 3 meses
Tempo: indeterminado
Material: chocalho
Objetivo: desenvolver a percepção auditiva

Descrição: Nesta fase o chocalho pode ser manipulado pelo adulto, chamando a atenção do bebê pelo som que produz. É bom produzir sons perto de cada ouvido dele e observar as reações, que podem ser de movimento de olhos, braços, pernas e variações na respiração.

ESPELHO (DE MÃO)

Idade: de 4 a 6 meses
Tempo: indeterminado
Material: espelho
Objetivo: desenvolver o conhecimento de si mesmo

Descrição: Colocar o bebê em frente ao espelho, deixar que ele próprio segure; assim dá-se inicio ao seu reconhecimento.

OFICINAS PARA MEXER E REMEXER OBJETOS

Idade: a partir dos 6 meses
Tempo: indeterminado e diariamente
Espaço: sala de aula
Material: água, bambolês, cones, cordas, garrafas pet e purpurina.
Objetivo: promover a pesquisa livre de vários materiais

Descrição: Separe vários materiais em quantidade suficiente para todo o grupo. Providencie cordas bambolês, cones e garrafas pet. Organize o espaço e deixe as crianças livres para explorar os objetos. Sua função é envolver agarotada mostrando possibilidades. Balance a corda no chão imitando uma cobra ou faça rolar uma garrafa plástica. Uma boa opção que vai chamar a atenção dos pequenos é colocar água até a metade em uma garrafa pet e adicionar purpurina. Feche bem garantindo que ninguém conseguira abrir o recipiente. Chacoalhe e veja a reação da turma.

OLHEM... ESSE AQUI É O NOSSO CORPO!

Idade: a partir dos 2 anos
Tempo: duas vezes por semana
Espaço: sala de aula
Material: músicaObjetivo: estimular o exercício corporal, desenvolvendo a coordenação motora

Descrição:Ensine as crianças a cantar a seguinte música: ”cabeça, ombro, joelho e pé.olhos, orelha, boca e nariz.cabeça,ombro,joelho e pé joelho e pé”.simultaneamente, mostre a turma quais são as partes do corpo citadas na cançãoe estimule os pequenos a indicar os membros.pesquise e ensine outras músicas que abordem o corpo paraampliar o repertório.

TAPETE DAS SENSAÇÕES

Idade: de 7 a 12 meses
Tempo: indeterminado
Espaço: suficiente para caber o tapete
Material: retalhos de tecidos em diversas cores e texturas, esponja fina botões e guizos.
Objetivo: desenvolver a percepção tátil, auditiva e visual, enriquecer as descobertas, a partir do deslocamento provocado pela ação de se arrastar e engatinhar.

Descrição: O tapete das sensações é um excelente recurso para o bebê. Basta solta-lo em cima do tapete que sua curiosidade e ânsia de conhecer farão o resto.

CINTURÃO DE BERÇO OU CARINHO

Idade: de 4 a 6 meses
Tempo: indeterminado
Espaço: carinho ou berço
Material: brinquedos de fácil manipulação
Objetivo: desenvolver movimentos de braço, mãos e a percepção visual tátil.

Descrição:É um brinquedo que está ao alcance do bebê, transformando-se num convite a manipulação, servindo como estimulo ao brincar.

MÓBILE VISUAL

Idade: de 0 a 3 meses
Tempo: indeterminado
Espaço: berço ou carrinho
Material: móbile
Objetivo: desenvolver a percepção visual

Descrição: Ser estimulado. O móbile preso ao teto ou no berço chamará a atenção do bebê e ele passará bons momentosobservando os movimentos das formas e cores, mas se colocado ao alcance de suas mãos ele poderá também provocar movimentos.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !