Classificação - Vai Começar a Brincadeira Matemática 6 anos.


CLASSIFICAÇÃO
É hora de arrumar os brinquedos!
Recorte os brinquedos da página seguinte. Cole na mesma prateleira os brinquedos que você acha que devem ficar juntos.
Classificação
1. É importante valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde e ao bem-estar dos alunos. Como atividade inicial, pergunte aos alunos: "Como é um quarto bem bagunçado?"; "Como é um quarto arrumado?". Peça que troque idéias sobre como seria viver em cada um dos quartos. Pergunte qual dos quartos eles preferem.




2. Sem enfatizar o ganhador e o perdedor, o jogo e a brincadeira nas atividades matemáticas exercem fascínio pelo simples prazer de jogar. Para reforçar as idéias de pertence e não pertence, explore o Jogo 31 (Descubra o intruso), descrito no item III do Manual Pedagógico. Esse jogo desenvolve a habilidade de observação e classificação, além de ser um ótimo método para trabalhar o raciocínio lógico. Nas atividades que envolvem classificação, é importante que os alunos conversem sobre a lógica que cada um usou para escolher estes o aqueles objetos para formar um grupo.

Esta folha pode ser destacada e guardada na pasta de trabalhos do aluno.

Veja a SUGESTÃO 15 do Suplemento para o Professor, no final do livro.

Peça aos alunos que digam quais dos elementos abaixo eles colocariam em uma cesta de piquenique.

Optamos por aplicar a linha tracejada para corte no formato de quadrilátero para facilitar o recorte pelos alunos. A atividade de recortar seguindo linhas retas é mais conveniente para esta idade. Embora o trabalho com o uso da tesoura seja um ótimo exercício de coordenação motor, se os alunos ainda apresentarem dificuldades no uso da tesoura, ensine-os a rasgar a folha contornando a figura. Prefira sempre tesouras sem ponta, apropriadas para o trabalho infantil. Oriente os pais nesse sentido.
Classificação
Oba! A banda vai passar. Ela traz música e alegria.
Contorne o que você acha que não faz parte da banda.

BANDA

1. No CD Meu pé, meu querido pé, de Hélio Ziskind, a música Passarinho: que som é esse? apresenta em forma de brincadeira, o som de 28 instrumentos musicais, para que os alunos, ouvindo, descubram os diferentes instrumentos e os sons que eles produzem. Essa pode ser uma ótima atividade de aquecimento. Veja indicação no item VII do Manual Pedagógico da coleção.
2.Se quiser organizar uma bandinha com os alunos, leia sobre como construir instrumentos musicais com material reciclável na 4ª atividade do 3º Projeto, descrito no item I do Manual Pedagógico.

Desafie os alunos a desenhar ou escrever no espaço abaixo o nome de um outro instrumento que pode fazer parte de uma banda.
 Vai Começar a Brincadeira
Atividades do Livro Vai Começar a Brincadeira - Matemática - 6 anos.
Vai Começar a Brincadeira Matemática 6 anos
Atividades de Matemática - Classificação para imprimir:
Atividades de Matemática para imprimir

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !