Dia Internacional da Mulher.


Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher
Em 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher.
X
A Turminha Dom Bosco presta homenagem e demonstra respeito especialmente as que sofrem pela opressão, pela injustiça e pela violência e apoia a luta pela valorização, pelo respeito que devem ser concedidos a todas as mulheres.

Veja também: Projeto Dia da Mulher.



Dia Internacional da MulherUm pouco de história.
A ideia de criar o Dia Internacional da Mulher surgiu no final do século XIX, época de muitas mudanças no mundo industrializado.
Conforme a declaração do Partido Socialista dos Estados Unidos, no dia 28 de fevereiro de 1909 celebrou-e, pela primeira vez, o Dia Internacional da Mulher, que continuou a ser comemorado anualmente até 1913.

Em 1910, Internacional Socialista, uma espécie de associação que desejava mudanças na sociedade e lutava contra a exploração dos trabalhadores, proclamou, em Copenhague, na Dinamarca, o Dia Internacional da Mulher.
Para a Internacional, isso significava uma homenagem às mulheres que lutavam por seus direitos, especialmente o de voto. Mas até aquele momento, não houve escolha de uma data para sua comemoração.
Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da MulherEm 1911, em função do ano anterior, Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça comemoram o Dia Internacional da Mulher. Mais de um milhão de mulheres e homens aproveitaram para exigir direito ao trabalho, ao voto, à formação profissional e à não discriminação profissional da mulher.
No dia 25 de Março do mesmo ano, 140 trabalhadoras morreram num incêndio na cidade de Nova York, episódio que provocou muitas mudanças nas leis trabalhistas norte-americanas, porque se divulgou a tragédia como consequência das más condições de trabalho a que elas estavam submetidas.

Dia Internacional da Mulher
Durante a Primeira Guerra Mundial, movimentos femininos de protesto pedindo paz manifestaram-se no último domingo de fevereiro de 1913. No ano seguinte, o resto da Europa fez o mesmo no dia 8 de Março. Em 1917, para protestar contra os mais de dois milhões de soldados russos mortos na guerra, as mulheres entraram em greve pela paz.
Quatro dias depois o Czar renunciou e o governo provisório que assumiu o poder concedeu às mulheres o direito de voto na Rússia.
Esses acontecimentos são marcos na história de luta das mulheres pela igualdade de direitos e pela justiça. Sabemos, entretanto, que todos os dia elas lutam por melhores condições de vida por justiça e por paz.
Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher
Oito de Março é apenas a data em que as mulheres de todos os continentes e países esquecem as fronteiras... grito único de igualdade, de paz, de justiça e de vida.
Vamos festejar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER?







Arquivo em swf - FLASH para utilizar em sala de aula:
atividades para sala de aula

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !