A primeira máscara de Carnaval.


A primeira máscara de carnaval
Feliz Carnaval!
Luzia 08-02-2012
origem das mascaras de carnaval

A primeira máscara de Carnaval... …data de 30.000 anos A.C. e era fabricada e ornamentada para ser usada em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos



No Antigo Egito, o povo acreditava que a colocação de uma máscara na face dos mortos ajudava na passagem para a vida eterna.
origem das mascaras de carnaval
Na China, as máscaras eram usadas para afastar os maus espíritos, enquanto que os Gregos usavam as máscaras nas suas cerimônias religiosas.
historia das mascaras de carnaval

O mais antigo documento sobre o uso das máscaras em Veneza data de 02 de Maio de 1268. Um outro, datado de 22 de Fevereiro de 1339, proibia os mascarados de vaguearem pela noite nas ruas da cidade. Todavia, o seu uso era permitido durante todo o carnaval, exceto nas festas religiosas e ao entrar nas igrejas. Durante todas as manifestações importantes, como as festas republicanas, era consentido o uso dos trajes Venezianos que compunham o uso das máscaras.
historia das mascaras de carnaval

Na Itália, os “bobos da corte”, artistas do riso, transformaram-se em Arlequim, Pulcinella, Pierrot e Colombina, personagens que inspiraram o Carnaval de Veneza, sendo que as máscaras, tinham o poder de revelar ou ocultar sentimentos.
origem das mascaras carnavalescas

Na necessidade do homem de se embelezar e de se transformar, surge em Veneza, no século XV, o primeiro baile de máscaras, “Ball Masque”, onde o uso da máscara também se fazia necessário devido aos constantes conflitos políticos. Os Cortesãos mascarados faziam brincadeiras, confiantes no anonimato, extravasando todos os seus impulsos reprimidos, libertando-os das normas sociais.
origem das mascaras carnavalescas

Em Veneza, as máscaras também se tornaram peças decorativas, transformando-se na principal atividade econômica da Região. Em relação à palavra Carnaval, esta tem origem na Idade Média, sendo que para uns, deriva de “carrum navalis”, que eram os carros navais que faziam a abertura das Dionisías Gregas nos séculos VII e VI a.C.
primeira máscara de carnaval

e para outros, a palavra surgiu quando Gregório I, o Grande, em 590 d.C. transferiu o início da Quaresma para quarta-feira, antes do sexto domingo que precede a Páscoa. Ao sétimo domingo, denominado de “qüinquagésimo” deu o nome de “dominica ad carne levandas”, expressão que seria sucessivamente abreviada para “carne levandas”, “carne levale”, “carne levamen”, “carneval” e “carnaval”.
origem mascara carnaval

Todas estas variantes têm origem em dialetos italianos (como o Milanês, Siciliano, Calabrês, etc...) e que significam ação de tirar, que neste caso quer dizer “retirar a carne” e refere-se à proibição religiosa do consumo de carne durante os quarenta dias que dura a quaresma.
a origem das mascaras venezianas

fotos de mascaras de carnavalFotos de mascaras de carnaval


Fotos de máscaras de carnavalFotos de máscaras de carnaval


Fotos de mascaras de carnavalFotos de mascaras de carnaval

PRODUÇÃO: LUZIA GABRIELE
EMAIL: luziagabriele@hotmail.com 
IMAGENS: GOOGLE
FONTE: http://www.ead.pt/blog/?p=16 
MÚSICA: CHICO BUARQUE E MARIA BETHANIA - NOITE DOS MASCARADOS 
DATA: 08 DE FEVEREIRO DE 2012 -
a origem das mascaras venezianas
 Quem é você, diga logo... 
- Que eu quero saber o seu jogo... 
- Que eu quero morrer no seu bloco... 
- Que eu quero me arder no seu fogo.

Feliz Carnaval!
Beijos...

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !