PLANO DE AULA: DESCOBRINDO OS CINCO SENTIDOS


Os Sentidos

CIÊNCIAS PLANO DE AULA
Descobrindo os cinco sentidos
Plano de Aula Os Cinco Sentidos
Plano de Aula 
DESCOBRINDO OS CINCO SENTIDOS 
Nível de Ensino Ensino Fundamental / Anos Iniciais
Ano / Semestre 2º ano
Componente Curricular Ciências
Tema Ser humano e saúde
Duração da Aula 2 aulas (50 min cada)
Modalidade de Ensino Educação Presencial


OBJETIVOS 
Ao final da aula, o aluno será capaz de:
• DCN3 – F1 – CIE - Buscar informações mediante observações, experimentações ou outras formas e registrá-las, trabalhando em pequenos grupos, seguindo um roteiro preparado pelo professor ou pelo professor em conjunto com a classe, visando identificar os órgãos dos sentidos e suas funções, bem como reconhecer importância dos órgãos dos sentidos para nossa sobrevivência;

• D1.1 – F1 – TEC - Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações, usando sites de busca;

• D2.5 – F1 – TEC - Compor e decompor figuras, objetos, palavras, fenômenos ou acontecimentos em seus fatores, elementos ou fases etc., usando o editor de imagens;

• D3.1 – F1 – TEC - Analisar objetos, fatos, acontecimentos,situações, com base em princípios, padrões e valores, usando editor de texto e rede social.

PRÉ-REQUISITOS DOS ALUNOS
• Ter noção sobre editor de texto (Kword ou word) e programa de desenho (Tuxpaint ou paint) ;

• ter noção sobre redes sociais (Twitter);

• ter noção de recebimento e envio de e-mails.

RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO 
- Laptop educacional conectado à Internet;
- caixa com vários objetos;
- frutas; venda para os olhos;
- papel A4;
- vídeo “HI-5 - Cinco Sentidos”.


GLOSSÁRIO 
Caractere: qualquer símbolo que tenha um significado reconhecido e que, portanto, possa transmi r informação. Alguns caracteres - como letras, números e pontuações - podem ser mostrados na tela do monitor e impressos em uma impressora.

Sentidos: são os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram.

Twitter: é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários que enviem e recebam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), através do website do serviço, por SMS e por softwares específicos.

Plano de Aula Os Cinco Sentidos
DESCOBRINDO OS CINCO SENTIDOS
QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS
De quantas maneiras diferentes podemos perceber o ambiente em que vivemos?
Qual a importância dos cinco sentidos para nossa vida?

LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS...
OS SENTIDOS: VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR, OLFATO E TATO

Imagem: BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson R. O Corpo Humano. São Paulo, Ed. Ática, 2000
Plano de Aula Os Cinco Sentidos
LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS...

Os órgãos dos sentidos 
Os sentidos fundamentais do corpo humano - visão, audição, tato, gustação ou paladar e olfato - constituem as funções que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivência e integração com o ambiente em que vivemos.

Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar es mulos diversos. Tais receptores, chamados receptores sensoriais, são formados por células nervosas capazes de traduzir ou converter esses es mulos em impulsos elétricos ou nervosos que serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central (SNC), onde será produzida uma resposta (voluntária ou involuntária). A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados são diversos.

Tipos de receptores: 
1) Exteroceptores: respondem a es mulos externos, originados fora do organismo.
2) Proprioceptores: os receptores proprioceptivos encontram-se no esqueleto e nas inserções tendinosas, nos músculos esqueléticos (formando feixes nervosos que envolvem as fibras musculares) ou no aparelho vestibular da orelha interna. Detectam a posição do indivíduo no espaço, assim como o movimento, a tensão e o es ramento musculares.
3) Interoceptores: os receptores interoceptivos respondem a es mulos viscerais ou outras sensações como sede e fome.

Em geral, os receptores sensitivos podem ser simples, como uma ramificação nervosa; mais complexos, formados por elementos nervosos interconectados ou órgãos complexos, providos de sofisticados sistemas funcionais.

Dessa maneira:
É pelo tato – que sentimos o frio, o calor, a pressão atmosférica etc;
É pela gustação – que identificamos os sabores;
É pelo olfato – que sentimos o odor ou cheiro;
É pela audição – que captamos os sons;
É pela visão – que observamos as cores, as formas, os contornos etc.

Portanto, em nosso corpo os órgãos dos sentidos estão encarregados de receber estímulos externos.
Esses órgãos são:
A pele - para o tato;
A língua - para a gustação;
As fossas nasais - para o olfato;
Os ouvidos - para a audição;
Os olhos - para a visão.

VISÃO 
Os globos oculares estão alojados dentro de cavidades ósseas denominadas órbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomático, esfenoide, etmoide, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessórias: pálpebras, supercílios (sobrancelhas), conjuntiva, músculos e aparelho lacrimal.
Plano de Aula Os Cinco Sentidos
O OLFATO 
O olfato humano é pouco desenvolvido se comparado ao de outros mamíferos. O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pelos sensoriais (um cachorro tem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada qual com pelo menos 100 pelos sensoriais). Os receptores olfativos são neurônios genuínos, com receptores próprios que penetram no sistema nervoso central.

Cavidade nasal, que começa a par r das janelas do nariz, está situada em cima da boca e debaixo da caixa craniana. Contém os órgãos do sentido do olfato, e é forrada por um epitélio secretor de muco. Ao circular pela cavidade nasal, o ar se purifica, umedece e esquenta. O órgão olfativo é a mucosa que forra a parte superior das fossas nasais - chamada mucosa olfativa ou amarela, para distingui-la da vermelha - que cobre a parte inferior.

GUSTAÇÃO (PALADAR) 
Os sentidos gustativo e olfativo são chamados sentidos químicos, porque seus receptores são excitados por estimulantes químicos. Os receptores gustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.

A PELE E O SENTIDO DO TATO 
A pele é o maior órgão do corpo humano, chegando a medir 2 m2 e pesar 4 Kg em um adulto. É constituída por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si - a epiderme (mais externa, formada por tecido epitelial) e a derme (mais interna, formada por tecido conjuntivo)

Uma vez que toda a superfície cutânea é provida determinações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos, a pele também é o maior órgão sensorial que possuímos, sendo suficientemente sensível para discriminar um ponto em relevo com apenas 0,006 mm de altura e 0,04 mm de largura quando tateado com a ponta do dedo. Essas terminações nervosas ou receptores cutâneos são especializados na recepção de es mulos específicos. Não obstante, alguns podem captar es mulos de natureza distinta. Cada receptor tem um axônio e, com exceção das terminações nervosas livres, todos eles estão associados a tecidos não-neurais.

AUDIÇÃO 
O órgão responsável pela audição é a orelha (antigamente denominado ouvido), também chamada órgão vestíbulo-coclear ou estato-acústico.

A maior parte da orelha fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana. Além da função de ouvir, o ouvido também é responsável pelo equilíbrio. A orelha está dividida em três partes: orelhas externa, média e interna (antigamente denominadas ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno).

Disponível em:
http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos7.asp
http://www.afh.bio.br/sentidos/sentidos1.asp#orgaos
http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos3.asp
Plano de Aula Os Cinco Sentidos
PARA REFLETIR COM OS ALUNOS 

Curiosidades 
A pele é o maior órgão do corpo humano e corresponde 16% do peso corporal.

O químico alemão Adolf Butenandt descobriu que muitos animais liberam moléculas invisíveis e voláteis na época do cio para atrair o sexo oposto. A estas moléculas o cientista deu o nome de feromônios.

Qualquer som de 90 decibéis para cima pode causar danos à audição, podendo inclusive pode ocorrer a surdez.

Disponível em:
http://www.smartkids.com.br/especiais/5-sentidos.html. Acessado em : 18.09.2011

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR

1ª aula 
Professor(a),a aula poderá ser iniciada com a exibição do vídeo “HI-5 Os cinco sentidos” (www.youtube.com/watch?v=pAjgn7Ir34Em/watch?v=pAjgn7Ir34E).

Logo após, é interessante estimular os(as) alunos(as) a comentar sobre o vídeo, como por exemplo:
O que o vídeo informou?
Do que a música falava?
Quais são os cinco sentidos?

Em seguida, em uma roda de conversa, poderá ser mostrada para os(as) alunos(as) a gravura de cada órgão do sentido; depois, serão explicadas suas funções, sempre propiciando uma reflexão sobre cada órgão apresentado, sem esquecer de estabelecer uma reflexão sobre a importância deles em nossas vidas.

Tirinhas de papel A4 poderão ser distribuídas com os(as) alunos(as), as quais trarão o nome de um órgão, para que o(a) aluno(a) escolha uma. Cada um abrirá seu papel e pesquisará num site de busca como o Google (www. google.com.br), o Bing (www.bing.com), o Altavista (www.altavista.com.br) etc., sobre o órgão que ele escolheu, e criará uma frase sobre a importância do mesmo em sua vida.

Em seguida, induza- os a criar um desenho, no software de desenho do computador (tuxpaint, paint etc), que retrate a frase por ele criada, a qual deverá ser lida para os(as) colegas.
Logo após, estimule os(as) alunos(as) a apresentar o seu desenho. O mesmo poderá ser impresso para que seja criado um mural na sala de aula separando os desenhos por órgão.

2ª aula 
Professor(a), sugerimos que faça uma retrospectiva de cada órgão, sempre estabelecendo um diálogo com os(as) alunos(as), indagando-os(as) e es mulando-os(as) a se expressar. O(a) professor(a) levará para sala de aula vários objetos e frutas.

Dividindo a sala em equipe, dará um objeto a cada grupo e pedirá aos(às) alunos(as) que descrevam o objeto com o máximo de característica (forma, tamanho, cor, ruído que faz etc.). Quando cada grupo concluir a atividade, entregue uma fruta, pedindo a eles(as) que, além de descrevê-la da mesma forma que com os objetos, comam um pedaço da mesma e relatem o que perceberam.

Em seguida, ponha uma venda em um(uma) aluno(a) de cada equipe, e entregue um objeto, para que este(a), utilizando os sentidos, tente descobrir de que objeto se trata.
Plano de Aula Os Cinco Sentidos
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR
Após todos concluírem, inicie uma roda de conversa indagando os(as) sobre as maneiras de se perceber o mundo em nossa volta (vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, sentido o gosto). Em seguida, você deverá ajudar os(as) alunos(as) a abrir o editor de texto do computador (Kword, word, BrOffice etc.) e pedirá que descrevam, em até 140 caracteres, a sala de aula (cor, tamanho, se tem cheiro, se é agradável etc.). Logo após, deverão postar essa descrição no Twitter, com auxílio do(a) professor(a), para ser lida, respondida ou retwitteada pelos(as) colegas da sala.

 TAREFA DOS ALUNOS 
1ª – Os(as) alunos(as) devem solicitar ajuda, se necessário, dos pais ou responsáveis para pesquisar na Internet sobre a importância dos órgãos dos sentidos para nossas vidas. E em seguida, escrever o que entenderam; depois, deverão postar a pesquisa no Twitter para ser comentada pelo(a) professor(a);

2ª - Criar uma história com as seguintes características: você fala por telefone com um amigo(a) que mora longe e que nunca viu uma laranja. Você tentará descrever para ele(a) como é essa fruta (cor, formato, tamanho, gosto etc.). Em seguida, enviará essa história para o(a) professor(a) e demais colegas de sala, por e-mail.

PARA SABER MAIS 

Vídeos:
Este vídeo tem como título Música infantil – Meus sentidos. Trata-se de uma música que aborda os órgãos dos sentidos e suas funções. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=QKUf7EMt5Fg


Este vídeo tem como título Vamos aprender os cinco sentidos. Trata-se um vídeo educativo sobre os cinco sentidos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aP3998x-_Rw


Texto:
Este link nos remete a um texto que tem como título Tudo no mesmo lugar. Texto curto, que fala sobre os cincos sentidos e sua relação com o mundo a nossa volta.
Disponível em: http://www.canalkids.com.br/saude/sentidos/index.htm

Acessado em: 15.09.2011
Plano de Aula Os Cinco Sentidos
DESCOBRINDO OS CINCO SENTIDOS

AVALIAÇÃO
Critérios 
Conseguir buscar informações mediante observações, experimentações ou outras formas e registrá-las, trabalhando em pequenos grupos, seguindo um roteiro preparado pelo professor ou pelo professor em conjunto com a classe, visando identificar os órgãos dos sentidos e suas funções, bem como reconhecer importância dos órgãos dos sentidos para nossa sobrevivência

Conseguir observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações, usando sites de busca

Conseguir Compor e decompor figuras, objetos, palavras, fenômenos ou acontecimentos em seus fatores, elementos ou fases etc., usando o editor de imagens

Conseguir analisar objetos, fatos, acontecimentos, situações, com base em princípios, padrões e valores, usando editor de texto e rede social

Desempenho Avançado 

Desempenho Médio 

Desempenho Iniciante
Plano de Aula Os Cinco Sentidos
DESCOBRINDO OS CINCO SENTIDOS

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1º Resolva a cruzadinha
2º Relembre os seus conhecimentos respondendo às questões:
Plano de Aula Os Cinco Sentidos
DESCOBRINDO OS CINCO SENTIDOS

EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES /// Provinha Brasil • Prova Brasil • PISA e Enem
1. Qual a primeira letra da palavra BOCA?
a) C
b) O
c) B 
d) A

Observe a imagem e responda as questões 2 e 3:

2. Ao cheirar a flor, a criança está usando o sentido do(a):
a) Audição
b) Visão
c) Olfato 
d) Paladar

3. Ao tocar na flor, a criança está usando o sentido do(a):
a) Paladar
b) Tato 
c) Olfato
d) Audição

4. O órgão sensorial da visão é o(a):
a) Olho 
b) Mão
c) Nariz
d) Boca

5. A sequência correta é:
a) Pé - Dado - Boca
b) Boca - Olho - Mão 
c) Carro – Casa – Boneca
d) Nariz – Ouvido – Dado
Plano de Aula Os Cinco Sentidos
PLANO DE AULA EM PDF OS CINCO SENTIDOS: PORTAL DO PROFESSOR MEC.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !