APRENDA A DEFENDER-SE DO MOSQUITO DA DENGUE.


Dengue

Todos contra a Dengue
Todos contra a Dengue
Aprenda a defender-se do mosquito da dengue. 
O mosquito da dengue, como é popularmente conhecido, é um transmissor da doença da dengue, e este mosquito se reproduz sempre em água limpa e parada.


Prevenção contra a dengue
Como se reproduz o mosquito da dengue? 
É de até 10 dias o ciclo do ovo-ovo. Quando a larva do mosquito nasce, ela passa por quatro estágios de crescimento, que podem durar oito dias no total. Depois ela se transforma em pupa, estágio que dura dois dias, aproximadamente.

Depois de sair da pupa, o mosquito adulto já pode se reproduzir e botar ovos, quando o ciclo se reinicia.
Como se reproduz o mosquito da dengue?
O mosquito Aedes Aegypti fêmea é o que transmite a doença. Ainda não existem vacinas contra a dengue.

Identifique o mosquito: ele é pequeno, tem de quatro a seis mm de comprimento, dois pares de asas e é preto e tem listras brancas no corpo.
mosquito Aedes Aegypti
Formas de apresentação da doença 
- Infecção Inaparente 
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.
Infecção Inaparente
- Dengue Clássica 
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
Dengue Clássica
- Dengue Hemorrágica 
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Dengue Hemorrágica
- Síndrome de Choque da Dengue 
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Síndrome de Choque da Dengue
Hoje é dia de plantar,
Vou a terra adubar,
Não deixo a água empoçar,
Para a dengue evitar!
Prevenção contra a dengue
Não esqueça:
A Dengue se combate todo dia.

Contra a dengue, não deixe água parada.
Prevenção contra a dengue
SLIDES SOBRE A DENGUE: Prof. Cláudio Prates SLIDESHARE.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !