FOLCLORE: O QUE É, LENDAS, MITOS, BRINCADEIRAS E MÚSICAS.


O que é folclore


FOLCLORE: O QUE É, LENDAS, MITOS, BRINCADEIRAS E MÚSICAS.

22 de Agosto Dia do Folclore

O que é Folclore? 

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.


Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
22 de Agosto Dia do Folclore

LENDAS 

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
22 de Agosto Dia do Folclore

MITOS 

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo.

Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.
22 de Agosto Dia do Folclore

Folclore - ADIVINHA 

O que é, o que é?
Cai em pé E corre deitado?
22 de Agosto Dia do Folclore

Folclore -Música 

O meu galinho
Ele é branco e amarelo olá lá !
Tem a crista vermelhinha olá lá!
Bate as asas olá lá !
Abre o bico olá lá !
Ele faz quiquiriquiqui
Já rodei em Mato Grosso olá lá!
Amazonas e Pará olá lá!
Encontrei olá lá!
Meu galinho olá lá!
No sertão do Ceará!
22 de Agosto Dia do Folclore

Folclore – ADIVINHA 

ADIVINHA O QUE É QUE CORRE A CASA TODA E DEPOIS VAI DORMIR NUM CANTO?
22 de Agosto Dia do Folclore

Por que é importante para as crianças estudarem folclore na escola? 

A escola já trabalha com cultura em seus conteúdos, em disciplinas como História e Geografia, e o que a escola faz o tempo todo é transmitir aquilo que nossa sociedade (e as outras também) criou, pesquisou, descobriu, ao longo dos anos, e isso tudo nada mais é do que cultura, desde os conhecimentos de matemática até as técnicas de desenho, por exemplo.

Se pensarmos folclore como cultura popular brasileira, vamos perceber o quanto é importante falar das expressões culturais que nos formam, não só aquelas que estão mais distantes de nós, mas também o que está bem próximo e atual: a escola pode trabalhar com as histórias, o conhecimento e as curiosidades trazidos pelos próprios alunos, por suas famílias, do seu bairro etc. E também as tradições comuns a todos.
22 de Agosto Dia do Folclore

Brincadeiras também são um tipo de folclore? Poderia citar um exemplo? 

Sim, as brincadeiras também são folclore, pois são um tipo de expressão popular e existem várias que aprendemos uns com os outros.

As brincadeiras podem ser passadas de geração em geração e continuar atuais, como soltar pipas, jogar bolas de gude, brincar de pique-esconde, dança das cadeiras, entre muitas outras.

Sem contar que muitas dessas brincadeiras tradicionais podem se transformar, sem deixar de ser populares, como é o caso de vários "piques" (pique alto, pique-cola americano) e de brincadeiras de roda, que vão ganhando novos formatos e canções, de acordo com cada localidade e ao longo das gerações.

Isso, aliás, acontece o tempo todo, como se cada grupo fosse, mesmo sem querer, acrescentando mais um detalhe àquela tradição antes de passar pros mais jovens. Como diz o ditado popular, "quem conta um conto aumenta um ponto".
22 de Agosto Dia do Folclore

O mito tem alguma ligação com o dia a dia das crianças, ou das pessoas em geral? Ou é só uma lenda? 

Sim, eles têm relação com a gente porque procuram explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, a origem do mundo etc.

É muito comum, na história da Humanidade, as pessoas, em todas as culturas, buscarem explicações 'mágicas' para as coisas que não entendem. Assim, os mitos estão presentes no nosso dia-a-dia, nas nossas crenças, mesmo que a gente não pense muito sobre isso.
22 de Agosto Dia do Folclore
22 de Agosto Dia do Folclore

O que é folclore por simone helen drumond: Slideshare.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !