Folclore e sua cultura.



FOLCLORE E SUA CULTURA

O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. 
A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura. 
Folclore e sua cultura
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Lendas e Mitos Do Folclore BRASILEIRO

 

Lendas 

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Folclore e sua cultura

Atividade Folclore

Atividade Folclore

Atividade Folclore

Atividade Folclore

Atividade Folclore

Atividade Folclore

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Mitos 

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Boitatá 

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre“.

Boto 

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira 

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe - D'água

Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Pisadeira 

É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça

Conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira pela madrugada, sai desesperada, correndo pelos campos. Quando se cansa volta a ser mulher, mas aparece cheia de arranhões e machucados.

Saci-Pererê 

O Saci-Pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Comadre Florzinha 

É uma fada pequena que vive nas florestas do Brasil. Vaidosa e maliciosa possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos e travessuras nos caçadores e pessoas que tentam desmatar a floresta.

Negrinho do Pastoreio 

É uma lenda de origem afro-cristã do folclore do sul brasileiro. Conta a história que um menino escravo que sofria muito nas mãos do seu patrão e que certa vez, quando foi pastorear os cavalos, perdeu um cavalo baio. Depois do fazendeiro ser violento com ele e jogá-lo em um formigueiro, o menino apareceu sem nenhuma marca no corpo, ao lado da Virgem Maria e montado no cavalo baio. Devido à lenda, muitas pessoas que perderam alguma coisa acendem uma vela e pedem ajuda ao Negrinho do Pastoreio.

FRASES POPULARES 

Frases Populares, ou Expressões Populares: 

São palavras, e frases que na sua grande maioria têm a função comparativa com diversos assuntos, como animais, modo de agir, modo de pensar. 

Memória de Elefante: O elefante lembra de tudo o que aprende, Por isso, dizem que as pessoas que lembram de tudo tem a memória de elefante. Dormir com as galinhas : A expressão significa deitar-se cedo, logo ao anoitecer, como fazem as galinhas. Estômago de avestruz : Aquele que come qualquer coisa. O estômago do avestruz é dotado de um poderoso suco gástrico que é capaz de dissolver até metais. Lágrimas de crocodilo: É uma expressão bastante usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele "chora" enquanto devora uma vítima.

Osso duro de roer : Coisa difícil de resolver Dar a mão a Palmatória: aceitar que errou. Pintar o 7: fazer bagunça. Dar com os Burros n'água: Fazer muito esforço para conseguir algo e acabar perdendo tudo de forma banal. Colocar a Carroça na frente dos Bois: Significa fazer alguma coisa da forma errada. Criança Traquina : Buliçosa; travessa. Amigo da Onça: Diz da pessoa, ou amigo, que é falsa.

Ditado Popular 

Ditados: Servem de advertência e às vezes apresenta um sentido construtivo. Antes só do que mal acompanhado: antes a pessoa ficar sozinha do que acompanhada de uma pessoa ruim. Quem se mistura com porcos, farelo come. : Quem acompanha pessoa de índole ruim, acaba se tornando igual a ela. Cada macaco no seu galho: Cada pessoa no seu devido lugar . De grão em grão, a galinha enche o papo: Aos poucos se consegue atingir um objetivo. Deus escreve certo por linhas tortas: Deus consegue estabelecer a verdade por mais difícil que pareça ser. Cavalo dado, não se olha os dentes: um objeto dado não se olha o valor.

Um dia da caça, o outro é do caçador: Num dia a pessoa tem sorte, no outro não. Quem casa, quer casa: A pessoa quando se casar, ela quer uma casa própria. Quando um Burro fala, o outro murcha a orelha: quando uma pessoa fala a outra se cala. Uma Andorinha só ,não faz Verão: Em certas ocasiões uma pessoa sozinha não resolve o problema.

Vamos escrever uma História: Era TAREFINHA:

Respostas: 1º) – 2º) – 3º) – 4º) – 5º) –

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PDF


#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !