Lendas de origem africanas - Saci Pererê.




Lendas de origem Africanas - Saci Pererê

A lenda do saci-pererê 

É uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do brasil. O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre esta um cachimbo na boca. 

Lenda Saci Pererê

Inicialmente o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas perna, cor morena, além de possuir rabo tipicidade a influência da mitologia africana. O saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia europeia
 
Um gorrinho vermelho. A principal característica do saci é a travessura, ele é muito brincalhão diverte-se com os animais e com a pessoas por se muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos. Jogar os dedais das costureiras em louraços e etc. Segunda lenda, o saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos. 

Lenda Saci Pererê

Após a captura deve- retirar ao capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa. Diz também os sacis nascem em brotos de bambus, onde vivem sete anos e após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morem e viram um cogumelo venenoso de uma orelha de pau.

Lenda Saci Pererê

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS


Lenda Saci Pererê

Lenda Saci Pererê

Lenda Saci Pererê

Lenda Saci Pererê

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PDF


#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !