TIRADENTES.


Tiradentes resumo

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.




ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes atividades

Tiradentes atividades

Tiradentes atividades

Tiradentes

1. Seu nome completo era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu no ano de 1746, na Fazenda do Pombal, distrito de São João del Rey, em Minas Gerais. Porém, não há registro da data de seu nascimento, apenas do seu batismo, em novembro daquele mesmo ano. Ao contrário do que seu apelido insinua, Tiradentes não suportava arrancar dentes. Ele era muito mais a favor de preservar os dentes do que arrancá-los. Porém, quando arrancar era irremediável, ele colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi, que ele mesmo fabricava. Tiradentes tentou várias profissões: dentista, tropeiro, minerador e engenheiro. Entrou, então, para a Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.
2. TIRADENTES (1746-1792) Tiradentes era também militar, e chegou até o posto de alferes, que na época correspondia mais ou menos a tenente. Além disso, ele foi também vendedor ambulante (que naquele tempo se chamava mascate), minerador, e ainda conseguiu arranjar tempo pra ser um dos líderes da Inconfidência Mineira! As pessoas que conheceram Tiradentes garantem que ele era um cara e tanto. Tão legal que em nenhum momento denunciou seus companheiros inconfidentes, e assumiu sozinho a responsabilidade pelos planos da Inconfidência.
3. Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento d'água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província.
4. Os principais planos dos inconfidentes eram: estabelecer um governo republicano independente de Portugal, criar manufaturas no país que surgiria, uma universidade em Vila Rica e fazer de São João Del - Rei a capital. Seu primeiro presidente seria, durante três anos, Tomás Antônio Gonzaga, após o qual haveria eleições. Nessa república não haveria exército – em vez disso, toda a população deveria usar armas, e formar uma milícia quando necessária. Há que se ressaltar que os inconfidentes visavam a autonomia somente da província das Minas Gerais, e em seus planos não estava prevista a libertação dos escravos africanos, apenas daqueles nascidos no Brasil.
5. Tornou-se mártir porque lutou pela liberdade do Brasil do domínio português, principalmente do Estado de Minas Gerais, onde era feita a extração de ouro em grandes quantidades. Como principais objetivos dessa luta tinham: a autonomia dessa província; formar um governo republicano que não dependesse mais de Portugal, onde seu presidente seria Tomás Antônio Gonzaga; fazer de São João Del Rei a capital; construir uma universidade nesta cidade e libertar apenas os escravos nascidos no Brasil.
6. Ele foi preso em maio de 1789, e depois de quase três anos na prisão, foi enforcado, aos 46 anos. Um grito de liberdade! Em 21 de abril comemoramos o dia do primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa, exato dia esse em que Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, no ano de 1792, morreu enforcado. “Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir serenamente a sua sentença de morte.
7. No dia 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro, percorreu o trajeto até a cadeia pública, onde o governo aproveitou-se da situação para mostrar seu poderio contra manifestantes de ideologias contrárias, como forma de inibir outras manifestações. Após a leitura da sentença que o condenava, morreu enforcado. Neste dia é feriado nacional, em homenagem à sua morte.
8. Português: Museu Tiradentes, conhecido também como Museu da Inconfidência, foi inaugurado em 1972 e encontra-se instalado numa pequena casa no distrito de Inconfidência, Sebollas, em Paraíba do Sul.
9. A Inconfidência foi o início da mudança que pretendia a liberdade do Brasil do domínio colonial português. De lá para cá realmente muita coisa mudou, além de Portugal não ser mais nosso inimigo. Frase de Tiradentes: "Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra!“
10. Curiosidades sobre Tiradentes:  Ele nunca usou barba e cabelos longos, como é retratado em livros didáticos. Essa figura vem de uma pintura de Décio Vilares, de 1890, em que Tiradentes é representado com base na fisionomia de Jesus Cristo.  Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Na prisão, onde passou os últimos 3 anos de vida, os detentos eram obrigados a fazer a barba. Tiradentes foi enforcado com a barba feita e o cabelo raspado no dia 21 de abril de 1792.  Após subir os 21 degraus da forca, teria dito ao carrasco Capitânia: "Seja rápido".  No dia 4 de julho de 1792, a bolsa com os instrumentos odontológicos que Tiradentes usava foi a leilão. O comprador foi Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela relíquia.  Tiradentes é o "patrono cívico da nação". É o único brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional.  Tiradentes não foi considerado um herói tão logo morreu e só passou a ser cultuado 98 anos após a sua morte. Como defendia idéias iluministas republicanas e antimonarquistas, durante o período imperial brasileiro, seu nome quase não era citado.
11. TAREFINHA – Instruções: ENIGMA: Escreva nos quadros abaixo a primeira letra de cada figura e descubra qual era uma das Profissões de Tiradentes.
12. Responda: a) Mês que comemoramos o dia de Tiradentes? R – b) Como ele morreu? R – c) Tiradentes queria libertar o Brasil de qual país? R – d) O que você achou da ultima frase dita por Tiradentes? R – e) Qual a cidade onde nasceu Tiradentes? R –
13. Clique sobre o endereço http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-tiradentes.html JOGO DA FORCA

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PDF


#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !