Top Ad unit 728 × 90

Projeto Pai ...meu herói, meu amigo.

Projeto Dia dos Pais.

Dados de Identificação:

ESCOLA: Escolas do Pólo Tipi
TEMA: Pai
TÍTULO: Pai: Resgatando Valores De Um Herói
TURMA: Todas as turmas “da CRECHE ao EJA”
PERÍODO: Mês de Agosto de 2010

Veja também: Querido papai - Pai, amigo e herói.


JUSTIFICATIVA:
O ato de ser professor não apenas ensinar, ser professor é acender a luz que guiará os passos de um ser humano por toda sua infância, adolescência até a fase adulta, somente esta luz pode guiar um ser por entre as ciladas e adversidades que o mundo nos apresenta dia a dia, e para que isso aconteça é necessário muita dedicação e empenho por parte do professor, e  esta é, uma profissão iluminada.
Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área médica, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho.
Como não poderia deixar de ser, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores... 
Desse modo, nossas escolas, por meio do projeto Pai: resgatando valores de um herói, sugere a celebração entre pais e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.
Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar as alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...

QUESTÃO DESENCADEADORA:
Desenho animado: Procurando Nemo
Apresentação dos  personagens da família criando uma história. 

CONTEÚDOS NORTEADORES:
Música dia dos pais; 
Personagens da família, enfocando a figura masculina; 

OBJETIVOS:
* Valorização da figura paterna 
* Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc. 
* Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
* Participar de mímicas das músicas; 


* Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
* Interpretar músicas e canções diversas.

DESENVOLVIMENTO:
Desenvolver o projeto com todos os alunos da escola, em subprojetos interdisciplinares que contemplem atividades variadas. Durante o mês de agosto ou na semana que antecede a data, a ideia é desenvolver atividades que proporcionem às crianças e adolescentes reflexão sobre os aspectos essenciais das instituições sociais envolvidas (pai, família, grupo, equipe), contando, quando possível, com a participação e a presença física dos pais na escola. Isso porque trabalhar a competência da análise e das múltiplas leituras de mundo com as crianças é tão importante quanto com os pais, considerando que eles, e a família de modo geral, fazem a interligação escola-família, revelando-se isso recurso precioso para a concretização dos objetivos educacionais.

* Conversas na rodinha;
* Cartazes;
* Recortes;
* Matemática: Tabela;Gráficos;Pesquisa;
* Músicas e paródias criada pelos aluno(modelo em anexo 02);
* Histórias interessantes que o pai ou o vovó conta;
* Criando um livro para o papai   (ver atividade em anexo 01  - para educação Infantil e 1º ano);
* Artes: Mural dia dos Pai, pintura, Diploma para o papai etc...
* Linguagem Oral e Escrita: Produção Textual, versinhos e poesia sobre o papai. Recados para o papai, atividades diversificada (anexo na escola);
* Interpretação de textos (anexo na escola);
* Criação de um portifólio;
* Confecção da lembrancinha para os pais;
* Pesquisas EX: como surgiu e por que surgiu o dia dos pais;
* Repórter por um dia com o  pai;
* Brincadeiras e jogos;
* Momentos de reflexão a partir de textos;
* Palestras;
* Danças;

* Festas para os pais;
* Teatro.

AVALIAÇÃO:
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.

CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Festa dos pais

Vila Tipi, Aurora-Ceará, Agosto de 2010

Projeto Pai ...meu herói, meu amigo. Reviewed by Elaine Cristine on 02:39 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Aprender e Brincar © 2014 - 2015
Powered by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.