Atividades de Caligrafia com Sílabas Complexas: 25 Páginas
Caderno com 25 atividades de caligrafia em letra cursiva para trabalhar sílabas complexas, dígrafos, encontros consonantais, formação de palavras, leitura, escrita de frases, ortografia e coordenação motora fina.
Treino de Ce e Ci com palavras como céu, doce, cílios, Celi e cinema, além de leitura e escrita de frases.Proposta com Ge e Gi, palavras como gema, foge e Gino, escrita de frases e situação-problema com cubos de gelo.Treino das sílabas com R, palavras como areia, perigo, garoto e peru, além de frases sobre a araraúna.Exercício com garrafa, corre, ferro e arruma, acompanhado de leitura, cópia e identificação da sombra do marreco.PDF pronto para imprimir
Gostou destas atividades?
Evite perder tempo salvando imagem por imagem.
Receba o arquivo original em PDF, com 25 páginas, atividades de caligrafia prontas para trabalhar letra cursiva, sílabas complexas, palavras e frases.
Depois da confirmação, o acesso ao PDF será enviado para o e-mail informado.
Digite seu e-mail corretamente, pois é por ele que você receberá as informações para acessar o arquivo.
Caligrafia Cursiva com Sílabas Complexas
As atividades reúnem exercícios de caligrafia com Ce e Ci, Ge e Gi, R e RR, S e SS, Ç, CH, NH, LH, sílabas terminadas em S, R, N, M, L e Z, ditongos nasais e diferentes usos da letra X.
O caderno também trabalha encontros consonantais com BR, CR, DR, FR, GR, PR, TR, VR, GL, PL, TL, CL, BL e FL. Cada página combina treino de letra cursiva, palavras, frases e desafios de atenção ou percepção visual.
Para usar em sala: faça a leitura das sílabas e palavras antes do traçado. Oriente o movimento correto da letra cursiva e peça que os alunos releiam as frases depois de concluir a escrita.
Traçado da letra cursiva
Sílabas complexas e ortografia
Leitura e escrita de frases
Treino de sílabas com S em palavras e frases, com atividade visual sobre as partes de uma mariposa.Proposta com assado, disse, assinou e isso, incluindo leitura de frase e comparação visual entre pássaros.Treino com moça, fumaça, começo e lição, acompanhado de frase e reprodução de um laço em malha quadriculada.Exercício com foguete, guia, água e égua, leitura de frase e identificação do sagui que segue a mesma direção.Treino do dígrafo CH com chapéu, chuchu, chique e chave, além de leitura e observação da cena do cachorro Chicote.Proposta com o dígrafo NH, palavras como ganhei, unha e nenhuma, leitura de frases e associação de pares de animais.Treino do dígrafo LH com abelha, olho, bilhete e barulho, acompanhado de frases e sequência lógica com coelho.Exercício com vogal seguida de S, palavras no singular e plural, leitura de frase e percurso de coordenação motora.Treino de vogal seguida de R com palavras, frases sobre a borboleta e pintura usando as cores do arco-íris.Proposta com vogal seguida de N, palavras como anta, Antônio, onda e ponte, além de sequência de cores em um cocar.Treino de vogal seguida de M com empada, umbigo, bombom, campo, som e jardim, incluindo leitura e identificação de animal.Exercício com vogal seguida de L, palavras como alto, Olga, Raul, papel e azul, além de contagem de figurinhas repetidas.Treino de sílabas com NS em instante, inspetor, Rubens, bombons e jardins, acompanhado de frase e percurso visual.Proposta com maçã, mãe, mão, balão, capitão e seus plurais, além de rimas e exercício de simetria com um pião.Treino de vogal seguida de Z com juiz, Luiz, raiz, rapaz, arroz e nariz, acompanhado de versos sobre a foca.Exercícios com Bra, Cra, Dra e Fra em palavras como briga, bruxa, cravo, criança, pedra, Pedro, fraco e fruta.Treino de encontros consonantais em gravata, grilo, prato, prego, trabalho, estrela, livro e livraria.Proposta com Gla, Pla e Tla em palavras como Gláucia, iglu, planta, planeta, atlas, Atlântico e atleta.Treino com Cla, Bla e Fla em palavras como claro, clube, problema, neblina, blusa, Flávio, aflito e flutua.Exercício com exame, exemplo, exercício, faixa, lixeiro e bexiga, acompanhado de frase e busca por alimentos escondidos.Treino com trouxe, máximo, explicou, pirex, oxigênio e reflexo, além de frase sobre uma exposição de animais.
Exercícios de Caligrafia para Alfabetização
O treino caligráfico contribui para a legibilidade da escrita, a organização no espaço da linha e a automatização dos movimentos necessários para formar letras e ligar sílabas em palavras.
As propostas podem ser utilizadas no 1º e no 2º ano do Ensino Fundamental, em reforço escolar, tarefas de casa e intervenções de alfabetização. Os exercícios apresentam palavras de diferentes níveis de dificuldade e frases para leitura e cópia.
Além da escrita cursiva, o material inclui situações-problema, sequência de cores, comparação de imagens, identificação de sombras, formação de pares, labirintos, rimas e atividades de observação.
PDF pronto para imprimir
Gostou destas atividades?
Evite perder tempo salvando imagem por imagem.
Receba o arquivo original em PDF, com 25 páginas, atividades de caligrafia prontas para trabalhar letra cursiva, sílabas complexas, palavras e frases.