Top Ad unit 728 × 90

O Patinho Feio Varal de História - Turma da Mônica.

O PATINHO FEIO — Maurício de Sousa
Veja também: Atividades O Patinho Feio.
Na beira de um lago, dona Pata chocava alegremente seus ovos. Quando percebeu que um deles era bem maior que os outros.

Dona Pata não entendia como havia botado um ovo tão grande e não sabia ao certo por que isso tinha acontecido.
Dos seus ovinhos nasceram lindos filhotes. O patinho do ovo grandão foi o último a nascer e era mais forte, feio e desajeitado que os outros.
No dia seguinte, a pata saiu com a sua ninhada e desceu até o lago. Sentou-se na água e começou a chamar pelos patinhos, que iam se lançando à água.
A nova ninhada foi bem recebida por todos, menos o patinho feio, que era repelido pelos outros bichos. Até os seus próprios irmãozinhos riam dele.
Um dia, o patinho saiu voando e chegou a uma grande lagoa.

Ali ele se escondeu entre os juncos, estava cansado e muito triste.
Na manhã seguinte, os patos perceberam sua presença e  começaram a comentar:
— Você é muito feio, amigo. AH, AH, AH...
De repente, ouviu-se um estampido e todos saíram voando: era uma grande caçada. O patinho levou o maior susto quando viu um cão enorme na sua frente, mas o cão resolveu sair em busca de coisa melhor.
 O patinho andou muito e já era noite quando chegou a uma pequena cabana, onde morava uma velinha com um gato e uma galinha.
Quando a velinha viu o patinho, pensou que fosse uma para e exclamou:
— Oba, vamos ter ovo de pata! — E tomou conta do bichinho, dando-lhe moradia e comida.
E como a velina, cedo ou tarde, descobriria que ele não era uma pata, o patinho saiu dali e dirigiu-se a uma lagoa solitária, onde nadou à vontade.
Veio o inverno rigoroso e as nuvens pesadas de neve encobriram o sol. A lagoa foi congelando até que paralisou o pobre patinho. Ele ficou imóvel, preso no gelo.
Pela manhã. um camponês quebrou o gelo e levou o patinho para casa, reanimando-o perto da lareira. As crianças queriam brincar com ele, mas o pobrezinho, com medo, fugiu assustado.
Quando chegou a primavera, o patinho tinha crescido e estava mais forte. Um dia, conseguiu voar bem alto e de repente, viu um lago com três lindos cisnes e foi até eles.
 Os cisnes foram ao encontro do patinho, que achou aquilo estranho. Pensou que aquelas aves quisessem rir dele. Mas quando viu a sua imagem refletida no lago, teve uma grande surpresa. Ele havia se transformado em um cisne!
Muitas crianças vieram à margem do lago, jogando migalhas de pão na água. Então o menino exclamou:
— Olha! Tem mais um cisne!
— É o mais bonito de todos. — Comentou uma menina.
O patinho não sabia o que fazer, de tão surpreso. Lembrou de todas as amarguras pelas quais havia passado, e viu que agora era uma das mais magníficas aves do mundo! Então, pensou que nunca, nem quando ainda era um patinho feio e esquisito, poderia ser tão feliz!
O Patinho Feio Varal de História - Turma da Mônica. Reviewed by Giovane on 19:52 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Aprender e Brincar © 2014 - 2015
Powered by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.