UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

DISCIPLINA
Projeto de ação na escola: comunicação e educação na web

Rozane Corrêa Schmalfuss
Tutor à distância: Valéria Ferreira de Oliveira

Veja também: Vídeo da História do Patinho Feio.

plano-aula-patinho-feio
Plano de Aula
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Manoel Vicente do Amaral
Série: 2º Ano – Ensino Fundamental
Disciplina: Português
Tema: A Fábula do Patinho Feio para Assistir, Ler, Escrever, Compreender, Interpretar e Refletir.
Duração: 4 horas/aula
plano-aula-patinho-feio
Introdução
Esta atividade é de suma importância para que nosso aluno possa assimilar de forma significativa o processo leitura-escrita.
Quando o professor traz para a sala de aula atividades diversificadas que fazem parte da realidade do educando e estimula a criança a ter acesso a eles, ela vai perceber que, o que vivencia na escola vai ter também fora dela. O vídeo ajuda o professor, atrai os alunos, aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, introduz novas questões no processo educacional. O vídeo modifica a postura dos alunos no geral. O vídeo da história do Patinho Feio nos mostra que o patinho foi banido do ninho por deficiência estética. No final, descobre que não era um pato feio, mas um lindo cisne.
plano-aula-patinho-feio
Objetivo Geral
Trabalhar o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico. Refletir e interpretar a fábula observando a relação de valores morais dessa obra.
plano-aula-patinho-feio
Procedimentos
1º Momento
Os alunos assistirão ao vídeo com a história do “Patinho Feio”.
plano-aula-patinho-feio
2º Momento
Após assistirem ao vídeo, partindo da moral da história: “nem sempre o que importa é a aparência e sim o interior das pessoas” serão feitos comentários sobre “o respeito às diferenças”.
plano-aula-patinho-feio
3º Momento
Atividades com o texto
Nesse momento será dada aos alunos uma folha com o texto da fábula “O Patinho Feio” que será lida pela professora e acompanhada pelos alunos.
plano-aula-patinho-feio
O patinho feio

Numa manhã de Primavera, sentada no seu ninho, a Dona Pata estava à espera que de cada ovo saísse um patinho. Cheia de paciência ali estava no seu ninho muito bem instalada. Dona Pata já sonhava ver a sua linda ninhada. Cinco ovinhos estalaram. Só um é que não rachou.
- Que é que se passa?
- Dona Pata perguntou.- Será que é mesmo um ovo de pata? – perguntou uma perua alcoviteira.
- Se calhar é de galinha – disse o galo da capoeira. Quando finalmente se abriu, Dona Pata, muito aflita, nem acreditou no que viu. O filhinho que nascera não era como os outros patinhos. Era grande, escuro e meio depenado e toda a quinta comentou que a mãe pata chocara um ovo enganado. Mesmo assim, Dona Pata, que era uma pata muito dedicada, levou para nadar no lago toda a sua ninhada. E todos os seus filhinhos nadaram muito bem. Mergulharam, deram cambalhotas… E o patinho feio nadou como ninguém. Mas os irmãos não gostaram e ficaram cheios de inveja. Disseram-lhe que se fosse embora e o patinho, muito triste, disse:
- Está bem. Assim seja. Dona Pata nem reparou no sucedido. Chamou os patinhos um por um. Mas como só sabia contar até cinco, pensou que não faltava nenhum. O patinho feio caminhou, voou, viveu aventuras, escapou de perigos… Mas o pior é que não encontrava amigos. Andou metade da sua vida a fugir de caçadores e procurou não ser comida de muitos predadores. O tempo passou. O patinho cresceu… E, certo dia, no reflexo das águas serenas do regato descobriu que era um cisne e não um pato. Afinal não era assim tão feio. De pescoço esguio e bela plumagem o cisne ficou muito feliz ao ver pela primeira vez a sua nova imagem. E outros cisnes se juntaram, nas águas serenas do regato, como se dissessem ao nosso amiguinho “tu nunca foste um pato”. E o patinho feio, olhando para aqueles belos animais, sentiu um desejo profundo de voar pelo mundo e de conhecer os seus verdadeiros pais.

Adaptação do conto de, Hans Christian Andersen
plano-aula-patinho-feio
Atividade oral
Após ter sido lido o texto será feitos os seguintes questionamentos:
1. Como era o último patinho que saiu do ovo?
2. O que a mamãe achou?
3. No passeio, o que disseram do último patinho?
4. Como as outras aves tratavam o patinho?
5. Como o patinho se sentia?
6. O que o patinho resolveu fazer?
7. Será que todos os patos têm que ser iguais?
8. Vocês acham que todas as pessoas são iguais?
plano-aula-patinho-feio
Atividade escrita
RECONTANDO A FÁBULA
Observe as senas, numere-as na sequência dos acontecimentos da história e, depois reconte-as para os colegas.
plano-aula-patinho-feio
4º Momento
Neste momento será realizada uma dinâmica onde no final será feita uma reflexão sobre os valores morais.

Dinâmica do “Patinho Feio”
Escrever em fitas para serem colocadas na cabeça de modo que apareçam palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que as lerem. Exemplo: beije-me, aperte minha mão, abrace-me, deixe-me, pisque para mim, etc... Somente um elemento, deverá ficar com a palavra 'deixe-me', sendo que esse será o único que não será procurado, será o patinho feio (deixe-me). No final, essa pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminado e deixado de lado.
plano-aula-patinho-feio
Avaliação
Serão avaliados os alunos de acordo com o desempenho durante a aplicação das atividades propostas, como produções individuais e coletivas, as atividades de expressão oral e escrita, levando em conta os pontos significativos e negativos.
plano-aula-patinho-feio
Referências
MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. ORGANIZANDO O TRABALHO COM VÍDEO EM SALA DE AULA . Artigo. Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO

MORAN, José Manuel. O vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação e Educação, n.2, Editora Moderna, São Paulo, SP. 1994.

REZENDE, Flavia, Núcleo de tecnologia Educacional para a Saúde, UFRJ. AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA.

VIEIRA, Rita Andréa Cipriano; VANIEL, Berenice Vahl. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGENS: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGENS PRAZEROSAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.

SCHLEMMER, Eliane; Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; Eliane@poa.unisinos.br. Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas: uma metodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
plano-aula-patinho-feio
Imprima ou baixe este material educativo:
atividades para imprimir

1 comentários... leia abaixo e comente também!

Arquivo

- Copyright © Educação Infantil -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -