Sugestões de Atividades do Livro Vai Começar a Brincadeira Matemática 6 anos.


SUGESTÕES PARA ENRIQUECER AS ATIVIDADES PROPOSTAS NESTE VOLUME.
1- Registre em papel pardo (ou kraft) a lista de brincadeiras que eles apresentam. Na construção da lista coletiva, leia pausadamente para os alunos o que estiver escrevendo.

Ao reler a lista, se possível, associe desenhos aos nomes das brincadeiras para facilitar a construção de hipóteses pelos alunos na decifração do códio escrito.
Sugestões de Atividades Matemática
Fixe a lista de brincadeiras em um mural ou pendure-a em um varal como registro da atividade. Diga aos alunos: "Vou pendurar a lista para que todos possam ver quais as brincadeiras da lista para todos nós brincarmos".




O registro incidental facilita a memorização dos conceitos. Sempre que a atividade permitir, elabore algum tipo de registro ao qual os alunos tenham acesso.

2- Cante com os alunos a música Canção das brincadeiras II, de Rubinho do Vale. Essa música pode ser encontrada no CD Enrola-bola. Veja outras informações no item VII do Manual Pedagógico. Os nomes das brincadeiras que aparecem na música variam de acordo com a região. Pergunte aos alunos: "Vocês conhecem algumas dessas brincadeiras de que a música fala? Quem souber, conte como é".

3- Se os alunos mostrarem interesse por uma das brincadeiras mencionadas na música, estas poderão ser exploradas em classe ou no pátio da escola.

4- Dê a cada aluno uma folha dividida em duas partes por um traço. Na primeira parte deve estar escrito BOLA MAIOR, e na outra, BOLA MENOR. Peça que, na primeira parte, os alunos desenhem e pintem a maior bola que eles conhecem e, na outra, a menor bola que eles conhecem.

5- Fixe as folhas no mural ou pendure-as no varal. Diga aos outros: "Vou pendurar as folhas no varal para que todos possam ver quando quiserem".

Outra sugestão é que cada aluno tenha uma pasta identificada para guardar as atividades destacadas. O registro incidental facilita a memorização dos conceitos. Sempre que a atividade permitir, elabore algum tipo de registro ao qual os alunos tenham acesso.

6- Explore a Brincadeira 2 (Jogo de bola com a parede) proposta no item VI do Manual Pedagógico. É um excelente exercício de coordenação que envolve a recitação de uma parlenda.

7- Escolha dois alunos da turma e fale para os demais: "Aqui está o 'Paulo'. Quem é mais alto que ele, levante a mão"; "Aqui está a 'Rita'. Quem é mais baixo que ela, levante a mão".

Na sequencia, afixe uma tira de papel horizontalmente em uma das paredes da sala. Peça a cada aluno da turma, de preferência do mais baixo para o mais alto, que encoste na parede para poder marcar a altura na tira de papel. A cada marca feita, fale ao aluno: "esta é a marca do seu tamanho (altura). Escreva o seu nome acima da marca que fiz".

Se o aluno ainda não escreve o próprio nome, a cada marca feita, escreva o nome do aluno acima do traço, para que ele possa depois identificar a sua marca. Fale a cada aluno: "Esta é a marca do seu tamanho (altura). Vou escrever o seu nome acima da marca que fiz".

8- Distribua para os alunos fitas de papel colorido de mesma largura, mas de comprimentos diferentes. Peça a eles que comparem as fitas e depois  pergunte: "Qual a fita mais comprida?"; "Qual a mais curta?". Peça que formem ma "cerquinha": da fita mais curta para a mais comprida. Após a atividade, aproveite as fitas para fazer uma colagem individual, ou, se preferir, uma colagem coletiva em folha de papel pardo (ou kraft). Peça aos alunos que colem as "cerquinhas" formadas. Numa das extremidades de uma "cerquinha" escreva FITA MAIS CURTA; na outra extremidade, FITA MAIS COMPRIDA. Fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade.

Aproveite o momento para retomar os registros de atividades anteriores. Outra sugestão é que cada aluno tenha uma pasta identificada para guardar as atividades destacadas.

9- Explore a brincadeira Jogo dos contrários:
A cada afirmação sua, peça aos alunos que digam o contrário. Veja alguns exemplos:

Sua afirmações:
Eu sou alta.
Meu cabelo é comprido.
Estou com calor.

Resposta esperada:
Eu sou baixo
Meu cabelo é curto.
Estou com frio.

Sugestões de Atividades Matemática
Em seguida, inverta os papéis: um dos alunos faz uma afirmação, e você diz o contrário. Continue a brincadeira enquanto a turma mostrar interesse.

10- Organize momentos em que os alunos possam fazer a apresentação oral individual ou coletiva de parlendas trabalhadas em sala de aula.

(...) Outra atividade a ser realizada refere-se às apresentações orais ao vivo, de textos memorizados, nas quais as crianças reproduzem os mais diferentes gêneros, como histórias, poesias, parlendas etc. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. v.3. Brasilia, MEC?SEF, 1998, p. 140.)

Veja uma seleção de parlendas no item V do Manual Pedagógico.

11- Procure explorar os conceitos de direita e esquerda com a brincadeira de pular corda com dois batedores. Os alunos podem fazer a mímica de bater corda em duplas:

a) Cada aluno da dupla pega a ponta da corda de mentirinha com a mãe direita.
Atenção: as duplas têm de fazer os movimentos para cima e para baixo ao mesmo tempo.

b) Depois, cada aluno da dupla pega a ponta da corda de mentirinha com a mão esquerda, não se esquecendo de fazer os movimentos para cima e para baixo ao mesmo tempo.
Converse com os alunos sobre os possíveis acidentes que podem ocorrer quando brincamos: "Quem já sofreu algum acidente (tombo, queda etc.) enquanto brincava?? Como foi?"; "Que cuidados devemos tomar quando estamos brincando?".

12- Questione os alunos se a pipa que escapou é de quem chegar primeiro ou se deve ser devolvida ao dono: "Se você perdesse alguma coisa, gostaria que a pessoa achasse viesse devolver?".
Peça aos alunos que façam desenhos das pipas que eles conhecem. Após a atividade, aproveite os desenhos para escrever o nome PIPA (ou o nome mais usado em sua região). Fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro de atividade.

13- Leia e comente com os alunos o texto sobre os cuidados e precauções que devemos ter ao soltar pipas:
- Não brinque com papagaios perto de fios elétricos, muito menos de linha de transmissão de energia elétrica de alta voltagem.
- Se o seu papagaio ficar preso na rede elétrica, abandone-o e construa outro; é melhor economizar a sua vida que economizar um papagaio.
- Não empine papagaios em terraços, lugares de geografia acidentada, ou ruas com trânsito de veículos. Você é obrigado a correr, e muitas vezes olhando seu brinquedo não olha pela sua vida!
- Se a linha de seu papagaio se arrebentar, não saia como doido atrás dele, sem olhar nada a não ser seu papagaio caindo como uma folha seca. Calcule onde irá cair, e o procure com calma.
-Não utilize elementos cortantes na linha de papagaio. As lâminas de barbear ou vidro moído colocados na linha dos papagaios de briga têm provocado acidentes mortais!!!
(Fonte: Centro de Ciências de Campinas/NIMEC - UNICAMP/Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Turismo)
Sugestões de Atividades Matemática
14- Se achar interessante, programa uma oficina de construção de pipas com os alunos. Os pais e familiares pode se envolver nessa atividade.

15- O jogo 34 (Pense rápido: da terra, do ar ou do mar?), descrito no item III do Manual Pedagógico, motiva e dá prazer, ao mesmo tempo que facilita a socialização dos alunos e a construção de novos conhecimentos (classificação). Ele pode ser proposto para o enriquecimento do tema trabalhado.

16- Para explorar a forma dos sólidos geométricos que aparecem ilustrados, veja uma receita de massinha de modelar na 7ª atividade do 1º Projeto descrito no item I do Manual Pedagógico. Antes de iniciar a atividade, trabalhe as formas dos sólidos geométricos com os alunos. Para fazer a bola é só ir girando a massa em cima da mesa até ficar bem redondinha. Vá modelando a esfera e peça que os alunos acompanhem. Para fazer a forma de um paralelepípedo, encha de massinha a caixinha de fósforos; depois, vire a caixinha e bata no fundo para a massinha sair.

17- Oriente os alunos a observar as formas dos objetos do estojo escolar.
a) Pergunte: "Que sólido o lápis lembra?"; "E a borracha, que sólido lembra?".
b) A seguir, peça aos alunos que, colocando os objetos de seu estojo sobre a mesa, observem os que rolam e os que não rolam. Depois, peça que separem os objetos em dois grupos, de acordo com essas características. Os comandos que exploram a negativa (não rolam) devem ser bem trabalhados para que os alunos não se enganem na hora de realizar a atividade.
Na sequência, dê a cada aluno uma folha dividida em duas partes por um traço. Em uma das partes deve estar desenhada uma bola pequena e na outra uma caixa em forma de paralelepípedo. Peça que em uma das partes os alunos desenhem um objeto que ROLA, como uma bola, e na outra, um objeto que NÃO ROLA, como a caixa.
Aproveite para fixar as folhas com o registro da atividade em um mural ou pendurá-las em um varal. Se possível, retome com os alunos os registros de atividades anteriores.

18- Programe atividades com os alunos usando sucata e materiais recicláveis (tubos, caixas, embalagens etc.) que lembrem os diferentes sólidos trabalhados: esfera, cone, cilindro, cubo, pirâmide, paralelepípedo etc. A sucata e os materiais recicláveis devem estar bem limpos e cuidados, para não ferir os alunos.
a) Explore o tato. Peça aos alunos que passem as mãos pelos objetos para sentirem a diferença entre as "faces chatas" e as "faces arredondadas".
b) Oriente os alunos a tentar fazer rolar alguns objetos pelo chão. Pergunte: "Como são os objetos que vocês conseguem fazer rolar mais facilmente?"; "Como são os objetos que não rolam facilmente?".
Aproveite figuras de jornais e revistas para fazer coletivamente um cartaz para cada uma das formas. Nos cartazes, escreva: Lembram o dado, lembram a caixa de sapatos, lembram a lata, lembram o chapéu de festa, lembram a bola etc. Pendure os cartazes em um varal ou, se achar melhor, fixe-os em um mural.
Sugestões de Atividades Matemática
19- Faça com que os alunos contornem com lápis as faces de objetos diversos (tubos, caixas, embalagens etc.) apoiados em uma folha. A seguir, peça que pintem a figura contornada. Auxilie os alunos a tentar escrever os nomes das figuras obtidas com base nas legendas que aprecem na atividade desta página. Aproveite os trabalhos dos alunos para construir um varal ou mural. Para registrar a atividade realizada, diga aos alunos: "Nestas folhas desenhamos algumas figuras e escrevemos o nome de cada uma. Vou pendurar as folhas no varal para que todos possam ler quando quiserem".
Se achar melhor, em vez de pendurar as folhas em um varal, fixe-as em um mural.
Outra sugestão é que cada aluno tenha uma pasta identificada para guardar as atividades destacadas.
Leia sobre o trabalho com carimbos na 6ª atividade do 1º Projeto descrito no item I do Manual Pedagógico.

20- Um projeto simples com o uso dos blocos lógicos ou de sucata (tampas de latas ou panelas; fichas na forma de quadrados, retângulos, triângulos e círculos; tampas de caixas quadradas e retangulares; CDs sem utilidade; cartões telefônicos usados; quadrados, retângulos, triângulos e círculos de papelão etc.) pode ajudar o aluno a construir os conceitos de quadrado, de retângulo, de triângulo e de círculo. A sucata e os materiais recicláveis devem estar bem limpos e cuidados para não ferir os alunos.
a) Distribua entre os alunos os blocos lógicos ou o material de sucata e deixe que eles brinquem livremente.
b) Converse com os alunos sobre as formas planas que algumas peças ou objetos lembram: "Vejam a forma desta tampa de lata (ou peça dos blocos lógicos)".
c) Enquanto mostra a tampa, acompanhe com o dedo a borda da tampa, de modo a desenhar o contorno de um círculo no ar. Diga: "Este é o contorno do círculo. Vamos juntos desenhar o contorno do círculo com o dedo no ar".
d)Peça aos alunos que mostrem outras peças que têm a mesma forma do círculo.
e) Nessa fase é normal que os alunos confundam círculo (figura plana) com esfera ou "bola" (sólido geométrico). É importante propor atividades em que os alunos observem diferentes objetos que lembram o círculo. Faça também o contorno de uma peça circular em uma folha, pinte a figura obtida e escreva CÍRCULO.
Fixe a folha em um mural ou pendure-a em um varal para registrar a atividade. Dessa forma, os alunos podem recorrer aos registros quando tiverem dúvidas.
A mesma sequência anteriormente descrita pode ser realizada com o quadrado, o retângulo e o triângulo. Os alunos necessitam repassar essas formas muitas vezes. Passar o dedo pelos contornos das figuras planas e desenhá-los no ar ajuda os alunos a identificar e nomear as figuras.
Sugestões de Atividades Matemática
21) Leia sobre a construção de quebra-cabeças com figuras geométricas planas no Jogo 40 do item II do Manual Pedagógico.
A composição e a decomposição de figuras geométricas ajudam o aluno a desenvolver o raciocínio geométrico. Explore outros quebra-cabeças, como, por exemplo, o Tangram. Veja a proposta de trabalho com o Tangram no Jogo 42 do item II do Manual Pedagógico.

22) Solicite aos alunos que inventem uma figura com o barbante e depois a colem em uma folha de papel. Incentive-os a escolher um nome para a figura que construíram e ajude-os a escrever o nome escolhido na folha. Fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade.

23) Se a escola dispõe de blocos lógicos ou outro material que apresente diferentes formas geométricas, é possível desenvolver atividades para reforçar a aprendizagem dos conceitos apresentados:
a) Inicialmente, deixe que os alunos explorem os blocos.
b) Solicite que comparem as peças e mostrem:
- duas peças de mesma forma e de tamanhos diferentes;
- duas peças de mesma forma e de mesmo tamanho.
c) Auxilie os alunos a contornar as peças de cada grupo em uma folha para depois pintar.
d) Para finalizar, peça que falem sobre o que os contornos coloridos em cada folha têm de igual (semelhanças) e o que têm de diferente (diferenças).
e) Para registrar a atividade realizada, diga aos alunos: "Nesta folha contornamos e pintamos figuras de mesma forma e eu escrevi MESMA FORMA"; "Nesta outra folha contornamos e pintamos figuras de formas diferentes e eu escrevi FORMAS DIFERENTES"; "Vou pendurar a folha no varal para que todos possam ver quando quiserem". Se achar melhor, em vez de pendurar as folhas em um varal, fixe-as em um mural.
Sugestões de Atividades Matemática
24- Antes de iniciar o trabalho com os alunos, converse um pouco sobre a vida dos autores dos quadros.
Picasso nasceu na Espanha em 1881. Desde criança demostrou muito talento para a pintura. Certa vez, já velho, foi convidado a analisar uma exposição de desenhos de crianças e fez o seguinte comentário: "Quando eu tinha essa idade (criança), sabia desenhar como Rafael (grande pintor renascentista), mas precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças".
Picasso - Paisagem Mediterrânea. 1952. Formerly Galerie Beyeler, Basel.
Paul Klee nasceu na Suíça em 1879. Os pais eram músicos, e Paul Klee aprendeu a tocar violino logo cedo.
A música exerceu grande influência em sua pintura. Além disso, ele gostava de muita luz, muita cor e também das formas geométricas.
Paul Klee - Cidadezinha entre as pedras. 1932. Fundação Klee, Berna.
Depois da sensibilização inicial, converse com os alunos: "Nos quadros, os pintores usaram diversas formas geométricas. Alguém viu neste quadro algo que lembra um quadrado? E um triângulo?".
Nesta fase, é normal que os alunos confundam círculo (figura plana) com esfera ou "bola" (sólido geométrico), quadrado com cubo etc. É importante propor atividades em que os alunos observem diferentes sólidos e figuras geométricas planas.
Enquanto a turma mostrar interesse, proponha outras questões que levem os alunos a observar detalhes geométricos nas pinturas.
Sugestões de Atividades Matemática

Sugestões do Livro Vai Começar a Brincadeira - Matemática - 6 anos.
Vai Começar a Brincadeira Matemática 6 anos
Sugestões de Atividades para imprimir:
Atividades de Matemática para imprimir

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !