RESUMO SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO COM TAREFINHA.


Folclore brasileiro

Um pequeno resumo sobre o Folclore Brasileiro com Tarefinha.
Folclore Brasileiro
FOLCLORE 
É a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração.


Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios,canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
Folclore Brasileiro o que é
LENDAS
Lendas Folclóricas
Lendas 
As lendas do folclore são baseadas em histórias de antigos, como a do boto cor de rosa, eles diziam que se uma mulher passasse por ele ficava grávida, como todo o restante, mula sem cabeça, boi tatá, cuca e vários outros, mas na verdade, eles são apenas lenda, inventadas para contar grandes histórias que renderam bastante para as crianças.

Enfim, as lendas do folclore são simplesmente incríveis para a imaginação das crianças e servem para ajudar no crescimento e realização delas, servem até para botar medo e manter a criança mais atenta e obediente, viu como as lendas do folclore são surpreendentes?

Por isso, não deixe de ver as imagens das lendas mais importantes do folclore.
Lendas Folclóricas
PARLENDAS 
As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo. As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças.

Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
PARLENDAS
PARLENDAS
Quem cochicha
O rabo espicha
Come pão Com lagartixa
PARLENDAS
Pisei na pedrinha
A pedrinha rolou
Pisquei pro mocinho
Mocinho gostou
Contei pra mamãe
Mamãe nem ligou
Contei pro papai
Chinelo cantou
CANTIGAS DE RODA CIRANDA
CANTIGAS DE RODA - CIRANDA
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.
CANTIGAS DE RODA CIRANDA
CANTIGAS DE RODA – CIRANDA
DANÇAS FOLCLÓRICAS
DANÇAS FOLCLÓRICAS 
As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade.

O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos.
DANÇAS FOLCLÓRICAS
DANÇAS FOLCLÓRICAS
DANÇAS FOLCLÓRICAS
PRINCIPAIS DANÇAS DO BRASIL
SAMBA DE RODA: 
Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É a mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.
DANÇAS FOLCLÓRICAS
SAMBA DE RODA
DANÇAS FOLCLÓRICAS
MARACATU 
O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão.

O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha).

O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão.
DANÇAS FOLCLÓRICAS
MARACATU
DANÇAS FOLCLÓRICAS
FREVO 
Este estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.
DANÇAS FOLCLÓRICAS
FREVO
TRAVA-LÍNGUAS
TRAVA-LÍNGUAS 
Podemos definir os trava línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico. Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase difícil para um outro indivíduo falar.

Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. Estes trava línguas já fazem parte do folclore brasileiro, porém estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.
TRAVA-LÍNGUAS
TRAVA-LÍNGUAS
O caju do Juca
E a jaca do cajá,
A jaca da Juju
e o caju da Cacá.

Sabia que a mãe do sabiá
Sabia que o sabiá
Sabia assobiar?

Três prato de trigo
Para três tigres tristes.
Brincadeiras Folclóricas
Jogos e brincadeiras do folclore: 
- Soltar  pipa:  
As pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.

- Estilingue:  
Também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).

- Pega - pega: 
Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.
Brincadeiras Folclóricas
- Esconde - esconde: 
O objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.
- Bola de gude: 
Coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.
- Boneca de pano:  
Feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.
Brincadeiras Folclóricas
Brinquedos do folclore:
Brincadeiras Folclóricas
Carrinho de rolimã
Brincadeiras Folclóricas
Pião
O Folclore no Brasil
O Folclore no Brasil é muito extenso. Possui diversas historias e comidas deliciosas. As regiões que mais comemoram o Folclore são a Norte e Nordeste. Eles possuem uma grande variedade de comidas típicas, que tornam o folclore ainda mais interessante.
Atividades sobre Folclore
Exercício:

Faça a copia de cada trava -língua:
a)Toco preto, porco fresco, corpo crespo.
R –
b) Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato
R -
c) Pia o pinto, a pia pinga. A pipa pinga e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia, mais pinga a pia.
R -
Atividades sobre Folclore
d) Tire o papo do pato de dentro do prato.
R -
e) Sei o que sei, sabemos o que sabes; o que não sabes é o que sabemos.
R -
f) Pedro Pereira Pedrosa pediu passagem para Pirapora.
R –
g) Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
R -
Atividades sobre Folclore
Quantas vezes os nomes aparecem no caça-palavras?
Saci
R –
Iara
R –
Curupira
R –
Atividades sobre Folclore
Monte uma Historia sobre a sereia Ira:
Minha Historinha:
Atividades sobre Folclore
Para descobrir as frases, substitua os números pelas letras indicadas e boa sorte!
Atividades sobre Folclore
Monte uma Historia sobre Curupira:
Minha Historinha:
Atividades sobre Folclore
A noiva do Saci. 
A noivinha do Saci,
vejam como é:
Com touca vermelhinha,
pulano num só pé,
fumando cachimbinho,
parece um chaminé.

Responder:
De que cor é a touca da noivinha do Saci?
Ela pula de um?
Fuma o que?
Parece uma?

SLIDES FOLCLORE BRASILEIRO CEDIDOS POR: Andrea Lemos SLIDESHARE.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !