Projeto: Copa do Mundo.


PROFESSORA CLÁUDIA
TURMA: CJ II

Introdução
Este projeto surgiu de diversas conversas em sala, com a necessidade de conhecer mais sobre um dos maiores eventos esportivos do planeta que será realizado na Alemanha, mobilizando todo o mundo.
O mesmo, vale para as meninas, hoje em dia participa do time dos. meninos na hora da recreação e joga tanto quanto eles.
O futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, o Brasil vive um momento de grande criatividade popular.
Com certeza todos nós vamos aprender um pouco mais sobre a copa, a vida e os costumes da Alemanha e dos adversários do Brasil que serão a Croácia, Austrália e Japão na primeira fase.

Veja também: Projeto: Arte e Cultura.




01. Justificativa
Elaboramos este projeto devido ao interesse e o entusiasmo das crianças pela copa do mundo. A mesma é um dos maiores eventos do planeta e uma excelente motivadora para desenvolver conhecimentos e competências.

02. Objetivos Gerais
* Criar condições para que a empolgação sobre o tema abordado invade a sala de aula.
* É preciso ter cuidado para não resgatar a competição entre os alunos, é importante ganhar, sim, como é muito importante participar.
* Identificar as diversas bandeiras, no dia da abertura da Copa do Mundo.
* Discussão sobre o regulamento atual do esporte e resgatar a 1a Copa do Mundo e a história do futebol brasileiro ( nascimento, quando começou e quem trouxe o futebol ao Brasil ).
* O objetivo é aguçar a capacidade de argumentação, habilidade que pode e deve ser estimulada desde cedo, defender posições em vários momentos da vida como: fundamentar uma resposta na prova, posicionar diante de um artigo de jonfl ou para participar de um bate papo na hora da recreação.

03. Objetivos Específicos
Espera-se que ao término do projeto as crainaças sejam capazes de:
* Transmitir os conhecimentos adquiridos sobre a origem da copa e do
futebol;
* Ter desenvolvido a criatividade na construção de objetos para torcerem
durante a copa;
* Identificar as bandeiras e os países que farão parte da copa, bem como
sua localização;
* Informar aos outros algumas peculiares da Alemanha, destacando o fuso horário existente entre o Brasil e a mesma.
* Ter aprimorado seu raciocínio lógico matemático anotando e analisando
os resultados dos jogos numa folha adequada;
* Ter conciência da violência ocorrida nos estádios de futebol no final dos jogos e ter desenvolvido o espírito esportivo, onde o importante é participar;
* Desenvolver os sentimentos e as atitudes de patriotismo não somente durante a copa, valorizando os símbolos e o Hino Vacinai; Respeitar a diversidade entre o Brasil e os outros países da copa bem como o hino Nacional dos mesmos; Introduzir o que é o que é? Do Rei Pele.

04. Conteúdo
Envolverá a história da origem do futebol e da copa, alguns aspectos da Alemanha, o fuso horário, espírito esportivo, o patriotismo, o respeito a di¬versidade, a localização de países no mapa mundial e situações - problemas envolvendo os resultados dos jogos.
Este projeto deverá terminar entre a última semana do mês de julho e a primeira semana do mês de agosto.

05. Metodologia

Aula n.° 01 - A professora dialoga com os alunos a respeito da copa, do futebol e bua origem, ajudando a construir argumentos e expressar as ideias com mais clareza e confiança. Após isso a professora construirá com a sala um texto coletivo sobre as informações recebidas escritas na lousa, onde os alunos deverão fazer a cópia numa  folhas  avulsa  e  pesquisar  as  expressões  que  não  conhecem  no dicionário..

Aula n.° 02 - A professora perguntará as crianças se elas sabem quais os países que participarão da copa e onde ela acontecerá (debate). Após isso a professora pedirá as crianças que localize-os no mapa os seguintes países Croácia e Austrália. Depois faraó a cópia das bandeiras desses três países numa folha de sulfite.

Aula n° 03 - A professora deverá tirar uma cópia do mapa mundial e pedir para os afttnos anotar nos espaços o nome dos países que serão ditados pela professora, pintar os países de cores diferentes, colar em urna folha de sulfite e identificar os países que foram citados na aula n.° 02.

Aula n.° 04 -Nesta aula as crianças deverão fazer a bandeira cjo Japão, as próximas Serão construídas de acordo com o resultado dos jogos, ou seja, quem ganha fica e quem perde sai, por isso não temos uma tabela pronta, não vai dar para fazer as bandeiras de todos os países pois são mais de 100 países e só iremos construir a bandeira com quem o Brasil for jogar, sendo que participão 32 países que foram selecionados para jogarem em busca do título.

Aula n.° 05 • A professora construirá junto com a sala uma tabela para anotarem os .resultados dos jogos durante a copa para serem analisados, cada um terá a sua.

Aula n.° 06 -Nesta aula as crianças construirão vários objetos para torcerem durante a copa e um grito de guerra ou fazer uma adaptação de uma já pronta para outra já criada por eles mesmos, para torcerem para o Brasil.

Aula n.° 07 - A professora contará as crianças algumas curiosidades, culturas, tradições, vestimentas sobre a Alemanha    enfocando e explicando a questão da diferença de fusos horários entre o Brasil e a mesma»Numa folha avulsa deverão fazer a conta da diferença das horas entre os países com quem o Brasil irá jogar.

Aula n.° 08 - A professora dialogará com os alunos (debate) sobre a violência nos estádios de futebol, enfocando a importância do espirito esportivo. Pedir para eles estarem atentos aso jogos nos finais de semana. Construção da próxima bandeira (país) com quem o Brasil irá jogar e pedir para eles fazerem uma redação com o tema: "A violência nos estádios de futebol".

Aula n.° 09 - A professora dialogará com as crianças o sentimento de patriotismo que emerge durante a copa e desaparece durante o ano. Confecção da bandeira do Brasil numa camiseta velha para colocarmos durante os jogos do Brasil.

Aula n.° 10 - A professora deverá tirar cópias do Hino Nacional para os alunos cotarem numa folha avulsa e cantarem no quintal do fundo de acordo com as regras: mão no coração e não bater palmas no final, pedi para eles cantarem com o coração e sentir a letra da música e que iremos cantar junto com os jogos do Brasil.

Aula n.° 11 - Pesquisa sobre as origens do futebol e deverão trazer recortes de jornais, revistas, etc. que falarem sobre a copa do mundo e iremos fazer a leitura individual das noticias e pregai-las no mural que deverá ser feito com as cores da bandeira do Brasil.

Aula n.° 12 - A professora deverá fazer um campo de futebol num sulfite com a ajuda dos alunos, sendo que eles deverão identificar as formas geométricas do campo. Escrever o nome de todos os jogadores de acordo com a sua posição no campo como 2 ou 3 atacantes, l meio campo, l zagueiro central, 2 zagueiros laterais, goleiro, etc.

Aula n.° 13 -Explicar sobre as drogas e os efeitos do exame anti-dopping que os jogadores fazem, ou seja, quem mexe com drogas fica expulso do time pois a Federação Internacional de Futebol não admite esse tipo de atitude e comportamento. Estudo do funcionamento do corpo dos atletas, o que é adrenalina? Quando é liberada? Qual a alimentação necessária para um bom preparo físico? etc.

06. Recursos
No decorrer deste projeto utilizaremos vários recursos para desenvolvê-lo: faremos pesquisa, histórias, jornais, revistas, para recorte de gravuras, sucatas e vários tipos de papéis para construção dos objetos de torcida, uma camiseta velha (cada um deverá trazer a sua), montagem do mural com as cores da ban¬deira do Brasil dentro da sala de aula com figuras e fotos tiradas durante o pró -jeto para eles perceberem que o mesmo está sendo bem valorizado. Se possível faremos um jogo entre meninos e meninas com regras, visitando e colocando em prática o que aprenderam numa quadra de futebol, com torcida organizada e juiz, desenvolvendo uma atividade interdisciplinar. No final do Projeto os alunos farão uma rescrita do mesmo (linguagem escrita), numa folha avulsa.

07. População Alvo
Centro de Juventude manhã e tarde, crianças de 7 a 12 anos.

08. Avaliação
Deve ser continua acompanhando o desenvolvimento da criança durante o projeto. Ao final de cada jogo os alunos farão um comentário numa folha avulsa contendo nome do projeto, nome do aluno, times, dia e horário do jogo.

09. Observações
A cada aula deverá ser tirada uma foto e colocar o nome do projeto em todas folhas avulsas. Aproveitar a ocasião entre uma das aulas para explicar sobre o sistema capitalista, a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores, nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos.
Os atletas e principalmente os torcedores estão inseridos num sistema económico* que vê tudo como mercadoria. Introduzir também a estória do Rei Pele, de acordo com o texto terão que decifrar ou descobrir as respostas.

Bibliografia:
Revista Nova Escola, Editora Abril 2002, edição n.° 151, págs. 18 à 24
DUARTE, Orlando: Todas as copas do mundo, Ed. Makron Books, 580 págs.
Site: www.novaescola.com.br

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !