Planejamento de Educação Artística.


Planejamento de Educação Artística.
A criança, ao se expressar livremente através de técnica de desenho, pintura, recorte, manifesta suas emoções, seu ritmo interior, seus interesses. Assim, as palavras os gestos e os movimentos, a expressão e comunicação com o mundo.
sendo forma de expressão e comunicação, deve a Aula de Arte ser livre, nunca dirigida. Devem-se dar às crianças oportunidades para se expressar naturalmente,ensinando-se algumas técnicas, com a única finalidade de dar a elas meios de expressão.
O importante numa Aula de Arte é que as crianças estejam felizes com o que estão fazendo, possam escolher a técnica a executar e tenham a oportunidade de atividade quando quiserem. É o que se consegue com a utilização de algumas técnicas, dentre as quais as crianças irão escolher a que desejam executar.
A criança deve escolher a técnica de sua preferência e o professor não deve preocupar-se com o produto final, porque o mais importante é: ARTE, LIBERDADE E ALEGRIA.


Objetivos:
- promover a formação integral da criança;
- desenvolver o senso crítico e de invento;
- desenvolver o hábito de observação;
- desenvolver a imaginação e criatividade;
- respeitar a capacidade individual da criança;
- despertar o interesse pela arte;
 - canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
- desenvolver a sensibilidade musical;
- conhecer nossas canções folclóricas e próprias da idade;
- desenvolver a coordenação motora.


Atividades de Educação Artística.
Desenho: rabisco inicial, camuflagem, desenho abstrato, giz molhado, lápis de cera e barbante, lápis de cera com recorte, desenho com carvão, desenho com cores da natureza, desenho com grude, desenho com pincel atômico, lápis de cera sobre lixa, lápis de cera com silhuetas, desenho com pincel atômico, ditado gráfico, lápis de cera e vela, lápis de cera sobre lápis cera, desenho livre.

Pintura: pintura a dedo, pintura de sopro, pintura com bucha, pintura espontânea, pintura com lápis de cera e guache, pintura com anilina e lápis de cera branco, pintura com flores da natureza, pintura com papel crepom, pintura com barbante, carimbos decorativos, pintura com pena de galinha, pintura  a guache, guache sobre papel molhado, pintura com guache e lápis de cera, pintura lavada, pintura com anilina e água sanitária, pintura no papel de seda branco, pintura com escovinha, gravura sobre papel, monografia.

Recortes e Colagem: colagem com aparas de lápis de cor, colagem com forminhas de doces, colagem com paus de fósforo ou picolé, colagem com papel colorido, colagem com cereais, colagem com papel rasgado, montagem de cena, colagem com coisas da natureza, colagem de sucatas, animais diversos, objetos, colagem com farinha de mandioca e serragem, colagem com retalho, colagem com barbante, colagem com papel amassado, colagem de montagem de cenas, colagem com macarrão.

Dobraduras: barquinho, chapéu, caixinha, animais, planadores, casinha, estrelas, flores, brinquedos voadores.

Música: músicas folclóricas, confecção de instrumentos de bandinha, dramatizações de histórias e Datas Comemorativas, pantominas, imitações, mímicas.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !