A IMPORTÂNCIA DA GARATUJA.



As garatujas revelam o olhar da criança!

Garatuja Controlada
Desenho de Marta Riquito 2 anos
Garatuja fases do desenho
A importância da garatuja
É primordial, para quem atua na área da Educação Infantil, a compreensão e o conhecimento das fases do desenho infantil e sua relação com a evolução do desenvolvimento humano. Da mesma forma, é importante saber que o desenho é a manifestação de necessidades vitais pelas quais a criança terá que passar, ou seja, conhecer e agir sobre o mundo e comunicar- se com este mundo.


O objetivo desta apostila é refletir sobre a importância do educador nessas etapas de desenvolvimento da criança. É compreender,ainda, que a observação é um dos meios que o educador poderá utilizar na construção desse aprendizado para fazer desabrochar na criança um olhar sensível e pensante.

Para isso, ele não poderá agir apenas como facilitador desse processo. Permeando informações de natureza mais teórica, o educador poderá estar desafiando e incentivando, ampliando as experiências, o conhecimento e aprimorando a capacidade de criação e de expressão artística da criança.
A importância da garatuja
SINÔNIMOS DE GARATUJA: 
Borrões, garatuja, gatafunho, rabisco, riscos, traços, rabiscos garavunha, gatimonhos, garranchos, garabulho, macaquice.

RELAÇÕES PEDAGÓGICAS DA GARATUJA: 
Caligrafia, cacografia, rascunho, rabisco, traçado infantil.

DEFINIÇÃO DE CACOGRAFIA 
Classe gramatical de cacografia: Substantivo feminino
Separação das sílabas de cacografia: ca-co-gra-fi-a
Plural de cacografia: cacografias
Possui 10 letras
Possui as vogais: a i o
Possui as consoantes: c f g r
A palavra Cacografia escrita ao contrário: aifargocac

RIMAS COM CACOGRAFIA 
Ignorância, caligrafia, velhacaria, mercadoria, especiaria, galantaria Hipocrisia, fotografia, secretária, ortografia, substância, desarmonia, genealogia, abundância, hospedaria, fragrância, albergaria, etimologia.
cacografia
A importância da garatuja
A teoria do desenvolvimento da criança de Jean Piaget é considerada Construtivista, uma vez que defende que o conhecimento não é transmitido, e sim construído na relação entre sujeito e objeto.

Emília Ferreiro fundamentou-se nos pressupostos de Piaget e elaborou a "Psicogênese da Língua Escrita", partindo do princípio que a escrita é um sistema de representação da língua, sua aprendizagem significa a apropriação de um novo objeto do conhecimento e não simplesmente a aquisição de uma técnica.

De acordo com FERREIRO (1995:10): "A escrita pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras".
A importância da garatuja
FASE DA GARATUJA: 
O Primeiro contato da criança com o lápis e o papel, ainda que pareça um ato mecânico é a imitação do adulto.

É experimentando traços aparentemente sem nexo - as chamadas garatujas - que as crianças pequenas desenham na tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta. Nos primeiros anos de escolaridade, é particularmente importante explorar sem amarras esse tipo de produção. Muitas vezes, porém, os rabiscos não recebem a devida atenção dos professores. Há certa ansiedade em direcionar o traço dos pequenos.

A criança faz rabiscos inicialmente sem atribuir sentido, posteriormente o investe de significado de seu mundo imaginário. A partir deste momento, cada garatuja passa a representar um universo e uma identidade pessoal e por isso é tão importante.
FASE DA GARATUJA
Kellog mapeou 20 tipos de rabiscos de crianças de até dois anos de idade

FONTE: Revista Nova Escola
FASES DA GARATUJA
Evolução do traçado: 
14 meses: Rabiscos sem forma ou intenção. Pouco controle dos movimentos, que se originam nos braços ou nos ombros.

18 meses: Surgem os primeiros movimentos circulares, intercalados com retas. Maior controle sobre os músculos da mão.

De 2 a 3 anos, os rabiscos se arredondam e aparecem as primeiras bolinhas - garatuja circular.

De 3 a 4 anos e meio, surge a garatuja nomeada. A criança passa a exercitar a imaginação, combinando várias figuras. Uma bola pode representar um carro ou um bicho qualquer, ganhando cores diferentes, porém, sem semelhança com o real.

Depois dos 4 anos, a criança desenha formas mais detalhadas como bonecos com olhos, bocas e nariz, projetando no desenho o seu esquema corpóreo.
Garatuja Evolução do traçado
A importância da garatuja
A garatuja é o nome dado aos rabiscos infantis, eles podem não fazer muito sentido, mas é uma maneira da criança se comunicar.

Com muita sutileza, portanto, as garatujas revelam o olhar da criança. 

Observadores, os pequenos experimentam enquanto desenham e acabam estabelecendo relações que ficam na memória.

Descobrem os resultados dos movimentos que fazem com o braço, buscam as possibilidades das formas - para depois dominá-las - e encontram os limites do papel. Assim, criam de forma autônoma. É com a exploração desses rabiscos que a criança vai construir sua produção autoral.
A importância da garatuja
A importância da garatuja
É papel do professor criar um ambiente em que o desenho possa ser cultivado (Dois exemplos de atividades: Desenho na sombra e Criação com desafio). Quando possível, oferecer diversidade de materiais e suportes colabora para ampliar o repertório e estimula a viagem criativa da criançada.

A força que faz inventar os modos de desenhar, de jogar com a percepção, de brincar com linhas, formas e cores tem de ser potencializada pelo educador.

Abrir esse espaço é mais do que simplesmente deixar fazer. É preciso instigar a competência simbólica, provocar o aluno a ir além e não apenas ensinar a ele regras práticas da figuração. 

Com isso, foge-se do controle rígido da representação, que faz os pequenos reproduzir de forma sistemática os modelos estereotipados.
A importância da garatuja
A importância da garatuja
Os primeiros desenhos, por volta dos 14 meses, são traçados longitudinais, desprovidos de controle motor e sem sentido.

Com 1 ano e meio, surgem os movimentos circulares.

A partir dos 3 anos, eles se fecham em formas independentes. Ganham significado, ou seja, a criança lhes atribui nomes e conta histórias sobre o que retratou. Nessa fase, aparecem os primeiros indícios de figuras humanas.

A evolução da garatuja é paralela ao desenvolvimento cognitivo da criança. É por isso que a familiaridade com lápis e canetas é tão importante para a escrita.

Há atividades que o ser humano desenvolve naturalmente, como, por exemplo, caminhar., mas habilidades, como escrever, precisam de treino.
A importância da garatuja
Vamos fazer a leitura dos desenhos infantis?
O primeiro passo para o conhecimento, do ato de rabiscar é tão importante quanto o processo de andar, passando por várias etapas que significam o desenvolvimento do pensamento cognitivo e afetivo da criança. De acordo com o desenvolvimento, os desenhos ganham novos contornos e tornam-se circulares, surgindo as primeiras bolinhas.

"Sabia que eu sei desenhar um cavalo? Ele está fazendo cocô."

"Vou desenhar aqui, que tem espaço vazio."

"O cavalo ficou escondido debaixo disso tudo!"
Joana, 3 anos

Reprodução/Agradecimento Creche Central da Universidade de São Paulo (USP)
Fonte: Nova Escola
Interpretação de desenho infantil
Peça a uma criança para fazer um desenho no espaço abaixo. Lembre-se, por trás de cada rabisco existe um pensamento que expressa o tipo de personalidade de cada criança.
Interpretação de desenho infantil
O desenho infantil
Características
Como a criança revela sua relação com os outros, por meio do desenho?
Expressa as características dos objetos em suas produções?
Como revela suas tentativas de colocar todas as características dos objetos gerando uma desordem espacial?

Observações 
O desenho infantil
Características
Como a criança revela sua influência cultural, por meio do desenho?
Expressa a existência de uma tendência natural e voluntária para o realismo?
Outras características observadas.

 Observações 
O desenho infantil
APOSTILA A IMPORTÂNCIA DA GARATUJA DESENVOLVIDA POR: Simome Helen Drummond SLIDESHARE.

BLOG: Simone Helen Drumond

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !