INCONFIDÊNCIA MINEIRA.


Inconfidência Mineira Resumo

Inconfidência Mineira resumo



ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Inconfidência Mineira resumo

Inconfidência Mineira resumo

Inconfidência Mineira resumo

Inconfidência Mineira resumo

Inconfidência mineira

1. INCONFIDÊNCIA MINEIRA Danyla Coelho Rodrigues
2. O que foi ? A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português. Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.
3. Causas ●Grande a extração de ouro ● Derrama Todas estas atitudes foram provocando uma insatisfação muito grande no povo e, principalmente, nos fazendeiros rurais e donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Alguns membros da elite brasileira (intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas), influenciados pela ideias de liberdade que vinham do iluminismo europeu, começaram a se reunir para buscar uma solução definitiva para o problema: a conquista da independência do Brasil.
4. Inconfidentes Tiradentes: líder da Inconfidência Mineira O grupo era liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes .A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triângulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim : Libertas Quae Sera Tamen.
5. Consequências A Inconfidência Mineira transformou-se em símbolo máximo de resistência para os mineiros, a exemplo da Guerra dos Farrapos para os gaúchos, e da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PDF


#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !