Software de Autoria e Educação Matemática.


Apresentação elaborada pela Prof.ª Adriana Sousa para o curso "Formação de Professores de Matemática na Produção de Recursos Didáticos Digitais" oferecido pela UESB/IAT - 2012.


O que é um Software?
O termo software foi criado na década de 1940 e é um trocadilho com o termo hardware. Hardware, em inglês, significa ferramenta física. Software seria tudo o que faz o computador funcionar excetuando-se a parte física dele. Software é um programa de computador composto por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual que resultam em um comportamento desejado.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software

Software de Autoria:
O software de autoria é um programa com diversos recursos que permitem o desenvolvimento de atividades e que podem estimular o desenvolvimento cognitivo, a linguagem, a criatividade e a autonomia dos usuários. Na educação, os software de autoria podem propiciar a professores e alunos uma postura ativa, criativa e participativa na construção do conhecimento, utilizando a informática como recurso pedagógico.

1. JClic:
O Jclic é um programa que permite realizar e executar atividades educativas, como por exemplo associações, palavras cruzadas, exercícios com texto, quebra-cabeças entre outras.


2. Hot Potatoes:
Hot Potatoes é um software educacional canadense utilizado para criar exercícios sob a forma de objetos digitais para publicação na internet. É gratuito desde que utilizado para fins pedagógicos e permita que outros possam acessar os exercícios na Web.

3. HagáQuê:
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.

4. Toondoo:
O site ToonDoo permite criar tirinhas e cartoons totalmente personalizados sem saber desenhar.

5. Virtual Class:
Com o Visual Class é possível criar sofisticadas aplicações multimídia, por usuários não especializados em informática. A sua interface orientada a objetos que elimina a necessidade de linguagem de programação, tornando o processo de criação intuitivo e simples.

6. Geogebra:
O GeoGebra é um software de matemática dinâmica gratuito e multi-plataforma para todos os níveis de ensino, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo em um único sistema.

7. Winplot:
O Winplot é um aplicativo para Windows que permite a plotagem de curvas e superfície, embora tenha um programa semelhante que funciona na plataforma Linux, o Kmplot.

8. Kino Vídeo Editor:
Kino é um software que permite capturar, criar, editar e reproduzir vídeos.

9. Movie Maker:
Com o Movie Maker é possível criar filmes e apresentações de slides com fotos e vídeos e depois compartilhá-las na internet.

10. WeVideoWeVideo:
É uma plataforma online para a produção de vídeo colaborativo na nuvem. Funciona em qualquer navegador. Todos os seus arquivos e edições são armazenados de forma segura e acessível online.

Contatos: Adriana Sousa – adrianassousa@yahoo.com.br
Blog – http://audioevideonaescola.blogspot.com
Vitória da Conquista – BA 2012

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !