Projeto: Identidade através dos Contos Infantis.


Projeto: Identidade através dos Contos Infantis
Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos

Veja também:


projeto identidade infantil
Apresentação: 
O ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, como leitor. Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas ou até as histórias inventadas pelos seus pais carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.




É ouvindo que podemos sentir emoções importantes na vida, como: tristeza, raiva, medo, alegria, segurança, bem-estar, tranqüilidade, liberdade, entre muitas outras sensações.

Portanto, através dos contos infantis estimularemos valores, a construção da identidade dos alunos e saberes, contribuindo na compreensão de mundo. Tudo dentro de uma proposta que envolve as várias áreas do conhecimento.
projeto identidade infantil
Objetivos
A leitura é um ato que faz parte do nosso dia-a-dia. Quando trabalhamos “de forma lúdica e colorida” com os alunos que estão iniciando a prática da leitura, despertamos o interesse, o conhecimento, a opinião ao mundo das letrinhas.

Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver momentos onde os alunos terão acesso a belos contos infantis. Propiciando assim, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário, o conhecimento, construindo sua identidade, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, expressão e linguagem, desenvolvendo-se nos aspectos cognitivos, motor, afetivo e social.
projeto identidade infantil
Desenvolvimento: 
Roda de conversas diárias antecedendo cada atividade proposta (conversa informal sobre o tema- o nome, o corpo, as características, as diferenças, o conto do dia), utilização de Tv, Dvd, aparelho de som, computador, rotinas Literárias diversificadas,cartaz de boas maneiras, palavras mágicas, músicas relacionadas aos contos e expressões corporais que tenham boas interferências no cotidiano educacional e que se interligam com o conteúdo semanal.

Exibiremos também para as crianças alguns filmes relacionados ao tema, culinárias, confecções crachás, de painéis, dinâmica do espelho, pesquisas feita com os pais, fotos, trabalhos diversos no cantinho da arte - (desenhar, olhar, folhear e contar histórias com livros presentes, colorir, recortar, colar, pintar, criar, minha altura, quantos anos tenho, auto- retrato, traçado do pré-nome), desenho livre e dirigido, recortes e colagens, brincadeiras (músicas e jogos), estímulo a percepção do corpo (esqueleto, rosto, cabelos, altura, peso, etc.), observações em duplas, confecção de um livro “tudo sobre mim”.

O projeto deverá ser aplicado três vezes por semana, respeitando as dificuldades e limites de cada criança.
projeto identidade objetivos
Sugestões de filmes:
A era do gelo: amizade, cooperação, solidariedade
Bambi: perdas, família, amor, amizade
Monstros S.A. : medo, coragem, amor, amizade
Pinóquio: verdade/mentira, amor, família
Ratatouille: família,amizade ,trabalho em equipe, companheirismo
Robôs: coragem, amizade, amor, respeito
Sherek : amor, diversidade, amizade, inclusão
Tarzan: respeito às diferenças, respeito à natureza (entre muitos outros)
projeto identidade objetivos
Resultado esperado : 
A proposta é propiciar, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas que estimulem o gosto pela leitura, a construção de valores, da identidade e o conhecimento em todas as dimensões humanas afetiva, cognitiva, motora, social, imaginária, lúdica, criativa, expressiva e linguística, segundo os contos infantis, facilitando a aprendizagem dos alunos, dentro do processo ensino/aprendizagem.

Com isso, os contos infantis utilizados servirão como forma de expressão e de aquisição de valores e saberes, tendo importância positiva e absoluta na identidade dos alunos, pois trazem benefícios para os mesmos e para a sociedade, como conhecimento, cultura e lazer, dando suporte ao que pretendíamos alcançar.
projeto identidade objetivos
Referências:
BRASIL. Referencial Curricular para Educação Infantil. Introdução, vols.: I, II, III.
Brasília: MEC/SEF, 1998. Fofurinha: 3 e 4 anos: volume 1. Solange Valadares, Érika Valadares, 1.ed. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2010.
KISHIMOTO, Tizuka Morchida. Jogos Infantis; O jogo, a criança e a educação. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
TATAR, Maria. Contos de fadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
http://revistaescola.abril.com.br/creche- pre-escola/roteiro-didatico-identidade- autonomia-creche-634707.shtml-
(acessado em 14/06/2014).
projeto identidade educação infantil para imprimir
“A leitura é uma porta aberta para a descoberta de um mundo sem fim...” (autor desconhecido)
Prof.ª: Roberta Pereira
projeto identidade educação infantil para imprimir

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !