PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


Educação Infantil Atividades


PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Linguagem Escrita na Educação Infantil

Atividades Pedagogicas Para Imprimir
Plano de Aula Pronto Pdf



ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Práticas de escrita na educação infantil

1. 1. A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.2. Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade.
2. 3. A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças.
3.  A ideia de prontidão para a alfabetização; A aprendizagem da leitura e da escrita se inicia na educação infantil por meio de um trabalho com base na cópia de vogais e consoantes; Com o objetivo que as crianças relacionem sons e escritas por associação, repetição e memorização de sílabas;
4.  Considerar as crianças ativas na construção de conhecimentos e não receptoras passivas de informações; A grande parte das crianças, desde pequenas, estão em contato com a linguagem escrita por meio de seus diferentes portadores de texto, como livros, jornais, embalagens, cartazes, placas de ônibus etc., iniciando-se no conhecimento desses materiais gráficos antes mesmo de ingressarem na instituição educativa, não esperando a permissão dos adultos para começarem a pensar sobre a escrita e seus usos;
5.  A partir desse intenso contato, as crianças começam a elaborar hipóteses sobre a escrita; Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.
6.  a compreensão de um sistema de representação e não somente como a aquisição de um código de transcrição da fala; um aprendizado que coloca diversas questões de ordem conceitual, e não somente perceptivo-motoras, para a criança; um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que têm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita.
7.  Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita; Escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário; Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins; Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. Respeito pela produção própria e alheia.
8. Quais são as implicações para a prática pedagógica e quais asprincipais transformações provocadas por essa nova compreensãodo processo de aprendizagem da escrita pela criança? A constatação de que as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha e de que elaboram hipóteses originais na tentativa de compreendê-la amplia as possibilidades de a instituição de educação infantil enriquecer e dar continuidade a esse processo. Essa concepção supera a ideia de que é necessário, em determinada idade, instituir classes de alfabetização para ensinar a ler e escrever. Aprender a ler e a escrever fazem parte de um longo processo ligado à participação em práticas sociais de leitura e escrita. (RCN pág. 123)
9.  O trabalho com produção de textos deve se constituir em uma prática continuada, na qual se reproduz contextos cotidianos em que escrever tem sentido. Deve-se buscar a maior similaridade possível com as práticas de uso social; O tratamento que se dá à escrita na instituição de educação infantil pode ter como base a oralidade para ensinar a linguagem que se usa para escrever (professor escriba);
10.  Saber escrever o próprio nome é um valioso conhecimento que fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes servirá de fonte de informação para produzir outras escritas; As atividades de reescrita de textos diversos devem se constituir em situações favoráveis à apropriação das características da linguagem escrita, dos gêneros, convenções e formas; As crianças que não sabem escrever de forma convencional, ao receberem um convite para fazê-lo, estão diante de uma verdadeira situação-problema, na qual se pode observar o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem;
11.  O fato de as escritas nãoconvencionais serem aceitas não significa ausência de intervenção pedagógica; As crianças podem saber de cor os textos que serão escritos, como, por exemplo, uma parlenda, uma poesia ou uma letra de música. Nessas atividades, as crianças precisam pensar sobre quantas e quais letras colocar para escrever o texto, usar o conhecimento disponível sobre o sistema de escrita, buscar material escrito que possa ajudar a decidir como grafar etc.
12.  Uma prática educativa que aceita e valoriza as diferenças individuais e fomenta a troca de experiências e conhecimentos entre as crianças. As atividades de escrita e de produção de textos são muito mais interessantes portanto, quando se realizam num contexto de interação; As crianças podem utilizar a lousa ou letras móveis e, ao confrontar suas produções, podem comparar suas escritas, consultarem-se, corrigirem-se, socializarem ideias e informações etc.
13.  reconhecer a capacidade das crianças para escrever e dar legitimidade e significação às escritas iniciais, uma vez que estas possuem intenção comunicativa; propor atividades de escrita que façam sentido para as crianças, isto é, que elas saibam para que e para quem estão escrevendo, revestindo a escrita de seu caráter social; propor atividades que permitam diversidade de estratégias nas formas de resolução encontradas pelas crianças; ajudar as crianças a desenvolverem a habilidade de retornar ao texto escrito — reler o que está ou foi escrito — para reelaborá-lo, ampliá-lo ou melhor compreendê-lo.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PDF


#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !