Projeto O Carteiro Chegou 1º Ano.


Atividades Educativas

Projeto o carteiro chegou

Sequência Didática o Carteiro Chegou 1 Ano
Sequência Didática o Carteiro Chegou 1 Ano





Sequência Didática o Carteiro Chegou 1 Ano
Sequência Didática o Carteiro Chegou 1 Ano
ESCOLA MUNICIPAL SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES PROFESSORA: SÍLVIA

TEMA DO PROJETO: O CARTEIRO CHEGOU 


SITUAÇÃO COMUNICATIVA: Leitor: alunos, paisSERIE: 1º ANO DATA DE INICIO: 24/03/2011 Autor: alunos do 1º ano ( individual e em grupo)DURAÇÃO APROXIMADA: 2 meses Objetivo: Ao final do projeto os alunos apresentarão um musical com oMATERIAIS: carteiro e os personagens dos contos de fada.Livros paradidáticos, vídeo, TV, panfletos, postais,encartes, lápis de cor, cartolina, caderno do aluno,lápis, borracha, lousa piloto e quadro branco.

CARACTERIZAÇÃO DO TEXTO: __Título/tema: O carteiro e os contos de fada __Traços característicos: O livro traz um trabalho de intertextualidade inter- gêneros entre contos infantis e gêneros textuais epistolares (e sua maioria) atuais, o que permite uma variedade de atividades sendo necessário que se leia os seguintes livros: Cachinhos dourados e os três ursos; Branca de Neve e os sete anões; João e o pé de feijão; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho. De forma geral, o livro contém diversos contos que trazem um carteiro como personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope, são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos.ETAPAS PREVISTAS: __ O conto é um relato em prosa de fatos fictícios. A trama predominante é a narrativa, mas os contos apelam a uma descrição de personagens, lugares e incluem o dialogo direto (trama convencional) 1- Apresentação e discussão do projeto com as __ a carta - deve ter as seguintes partes constitutivas: cabeçalho, introdução crianças; (com saudações), corpo da carta, despedida e assinatura; __ cartão postal é um tipo de texto que tem por objetivo informar ao 2- Rodas de leituras com a participação dos pais; destinatário, detalhes do local em que o remetente se encontra. Itens obrigatórios no cartão postal: Nome do destinatário, endereço completo do 3- Leitura dos contos; destinatário e do remetente; __Panfleto _ é um meio de divulgação de uma idéia ou marca, feito de papel 4- Produções textuais; e de fácil manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo; 5- Ensaios para a socialização do projeto; 6- Apresentação na Mostra de Leitura; TEMAS DE REFLEXÃO METALINGUISTICA: (Lingüística textual/ Gramática oracional/Ortografia/Pontuação) a) Lingüística Textual: estratégia de coesão e conectivos, parágrafos trabalhados na produção dos textos; b) Gramática oracional: Uso do pronome Ele e ela, uso do artigos a, o tempo (ontem, hoje, amanhã)

SEQUENCIA DIDÁTICA21/03: Apresentação do Projeto: - Chegada de um carteiro com um envelope grande contendo vários cartões postais dosambientes das histórias presentes no livro; -Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito das histórias que serão contadas.24/03: Roda de leitura : Cachinhos dourado ( leitura); - Identificação da idéia principal e do que os alunos entenderam; - Identificação dos personagens, lugar e tempo, trama; - Auto-retrato de Cachinhos dourado.28/03: Recebimento da carta de Cachinhos dourado. Análise da carta (intencionalidade e estrutura).31/03: Reescrita da carta de “ Cachinhos Dourado” – coletivo (professor como escriba)5/04 : Roda de leitura: João e Maria - Identificação da idéia principal e do que os alunos entenderam. - Confecção da casa de “João e Maria “ com palitos de picolé e embalagem de doces. ( individual)7/04: Entrega do panfleto de propaganda de artigo para bruxa – análise do panfleto e sua estrutura12/04: Criação de um panfleto ( lista de objetos que uma bruxa usa )14/04: Roda de leitura: João e o pé de feijão - Identificação da idéia principal e do que os alunos entenderam. - Trabalhando as diferenças- Construção de um painel com os pés dos alunos e os pés de feijão19/04: Entrega do cartão postal ao gigante – análise do postal ( objetivo e características).20/04: Analisando outros postais / produção coletiva de um postal26/04: Roda de leitura: Cinderela - Identificação da idéia principal e do que os alunos entenderam. - Identificação dos personagens, lugar e tempo, trama - Desenho dos personagens com identificação dos nomes28/04: Recebimento do ofício para a publicação do livro de Cinderela

3/05: Reconto da história pelos alunos: Cinderela ( coletivo)5/05: Roda de leitura: Chapeuzinho vermelho - Identificação da idéia principal e do que os alunos entenderam; - Lacunado com trechos da história do Chapeuzinho.10/05: Entrega da carta ao lobo mau e votação de qual a pena que o lobo deveria cumprir por todas as maldades cometidas; -Escrita do endereçamento do envelope de uma carta.12/05: Entrega do cartão de aniversário para Chapeuzinho vermelho. Confecção do cartão de aniversário.17/05: Confecção coletiva de uma carta e envelope. ( professor escriba)19/05: Ensaio para apresentação.24/05: Elaboração dos materiais.25/05: Organização das salas.26/05: Mostra de Leitura.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !