Esquema Corporal - Idade de 3 a 6 Anos.


Esquema corporal atividades

Corpo e Movimento 
Atividade de Sala de Aula
ESQUEMA CORPORAL IDADE DE 3 A 6 ANOS

Introdução
Ao lado da escolarização formal, devemos considerar que a criança vivencia outros espaços de socialização, a exemplo do convívio familiar e de brincadeiras ao ar livre, peladas de futebol, pique bandeirinha, taco, bola de gude, brincadeiras de pipa, passeios de bicicleta, subidas em árvores, etc.
Esquema Corporal Atividades
Hoje, devido à quase inexistência desses espaços em função do trânsito perigoso e da violência urbana, esta socialização se dá através de clubes, áreas de lazer em condomínios e escolinhas desportivas.


- No desenvolvimento infantil a criança precisa brincar, ter prazer e alegria para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio entre ela e o mundo, pois, através do lúdico a criança se desenvolve.
Esquema Corporal Atividades
- Podemos expressar sentimentos sem pronunciar uma palavra, apenas através de simples movimentos, de expressão corporal. Na dança, na ginástica, nas lutas marciais, enfim; de diversas maneiras, usamos o nosso corpo para manifestar, expandir nossas emoções; demonstrando o conhecimento que temos do nosso próprio corpo e as relações que temos com o mundo que nos cerca.

- Neste contexto, a escola tem um papel fundamental para facilitar as aprendizagens, estimulando o desenvolvimento integral da criança, através do trabalho em torno de desafios; fazendo que ela explore, crie e desenvolva suas habilidades corporais, com objetivo de expandir todo o seu potencial individual, auxiliando na formação da sua personalidade para o convívio social.
Esquema Corporal Atividades
Atividades 
I- BRINCADEIRA - CINCO MARIAS: 

Brincadeira em que as crianças usam saquinhos de arroz para fazer malabarismo.
Participantes: a partir de duas pessoas.
Acessórios: no mínimo três, até cinco saquinhos de pano com arroz ou pedrinhas dentro.

Como brincar: a criança joga os saquinhos para o alto. Eles devem ficar onde caírem. O jogador pega um saquinho e atira para o alto. Antes que caia, ele deve pegar outro saquinho, e jogá-lo para o alto. Com os dois na mão, agora é hora de jogá-los e pegar o terceiro saquinho que deve ir para o ar antes de os outros caírem.Quem acertar tudo ganha um ponto. Quem errar passa a vez para o amigo.

Idade: a partir de 6 anos.
Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção, concentração, agilidade, mira e distância.
Esquema Corporal Atividades
II – Brincadeira - Caça Fantasma:

Idade: a partir de 4 anos.
Objetivo: Desenvolver a percepção sensorial.
Material: lençol.

Procedimento: Todos estarão sentados em círculo e uma criança é escolhida aleatoriamente. Ela sairá da sala por alguns instantes, enquanto o resto do grupo permanece sentado. Assim que ela sair, outra criança será coberta por um lençol;  em seguida, peça para a criança que está do lado de fora da sala, entrar e adivinhar qual o coleguinha que foi coberto.

Para desenvolver a atividade com crianças maiores, enquanto a criança espera do lado de fora da sala; em silêncio, troque dois alunos de lugar para aumentar o grau de dificuldade de quem vai adivinhar.
Esquema Corporal Atividades
III – BRINCADEIRA - Abraço Musical: 

Idade:  a partir de 5 anos.
Objetivo: Propor a integração ao meio social e a aquisição de hábitos saudáveis das relações inter-pessoais.
Material: Aparelho de Som.

Procedimento: Coloque as crianças dispostas a vontade no espaço escolhido e explique que devem dançar livremente ao som da música até que a mesma cesse. Neste momento diga a elas que devem se abraçar, formando duplas. Depois, volte a música e explique que assim que o som parar novamente, devem se abraçar em trios, depois em quartetos e assim sucessivamente, até que o grupo todo se envolva todo em um abraço coletivo.
Esquema Corporal Atividades
IV – BRINCADEIRA – Este Sou Eu! 

Idade: a partir de 4 anos.
Objetivo: Desenvolver a percepção visual.
Material: folha de papel pardo e caneta piloto.

Procedimento: Todos estarão sentados em círculo. Uma criança é escolhida para deitar-se sobre o papel e uma outra fará o contorno do seu corpo com o piloto. Depois elas trocam de lugar para que seja feito o outro boneco. Elas completarão a silhueta uma da outra compondo a figura humana. Em duplas toda a turma deverá fazer a atividade.

Benefícios: desenvolvimento da concentração, observação, coordenação motora e percepção visual.
Esquema Corporal Atividades
V – BRINCADEIRA – O Corpo Fala  

Idade: a partir de 4 anos.
Objetivos: Estimular  a atenção, a memória, pronta reação e habilidades motoras.
Formação: Alunos à vontade pela sala e o professor de frente para os alunos.

Desenvolvimento: Antes de iniciar a brincadeira, o professor explica que será contada uma história e cada vez que ele disser as palavras: mamãe, cavalo, passarinho , comendo, bebendo, caminhando; os alunos deverão fazer determinados gestos referentes a cada uma destas palavras; o professor deverá ter criado previamente uma história  em que estes elementos  estejam presentes, com uma relativa frequência.

Depois de terem sido memorizadas estas palavras e os gestos correspondentes, podem ser acrescentadas mais palavras e seus gestos. Para estas palavras foram escolhidos as seguintes gestos:

Mamãe - dar tchau;
Cavalo - trotar;
Passarinho - abanar as mãos, simulando o vôo de pássaros;
Comendo - fazer gestos simulando comer;
Bebendo - fazer gestos, simulando beber;
Caminhando - caminhar.

O aluno que errar o gesto ou demorar a executá-lo deverá sair da brincadeira.
Esquema Corporal Atividades
Conclusão 
O pedagogo/educador deve ser o mediador e facilitador do desenvolvimento das habilidades motoras de seus alunos; pois, ao promover pelas experiências, vivências do corpo e dos movimentos de forma orientada e integral desenvolve: a conscientização corporal, favorece as aprendizagens educacionais, auxilia de maneira significativa na sua formação sensório-motora, sua apreensão temporal / espacial e assim, habilita-os com conexões importantíssimas entre corpo/ movimento/ aprendizagem.

Falar de educação é falar da mobilização da mente e o corpo presente. Concretizar o ensino é agir através de práticas para dar significado àquilo que aprende; desenvolvendo o alicerce para a compreensão ampla e motivada do ponto de vista cognitivo, social e afetivo; ou seja, construindo sua formação cidadã.
Esquema Corporal Atividades
Corpo e Movimento – 2011.2
Professora: Fátima Alves

Grupo: Em Busca do Conhecimento
Conceito: Esquema Corporal
Faixa Etária: de 3 a 6 anos
Alunas: Aline Garotti Castro Calvão
Eliana Marçal dos Santos
Maria Estefânia Queiroz Bezerra
Nely Monteiro dos Santos de Carvalho
Renata de Araujo Gomes Bezerra de Menezes
Vanise Zema Ribeiro dos Santos
Esquema Corporal Atividades
Slides do Conteúdo em: SlideShare - Aline Garotti.

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência.. Leia agora!
Accept !